Embraer aposta em dados e tecnologia para para prever falhas em aviões
Por Danielle Cassita |

A Embraer e a Virgin Australia anunciaram um acordo estratégico de longo prazo para a implementação do sistema AHEAD (sigla de "Aircraft Health Analysis and Diagnosis") na frota de jatos E2 da companhia aérea. A tecnologia de ponta permite que a empresa australiana adote uma manutenção preditiva totalmente digital, utilizando dados operacionais para identificar e antecipar falhas antes mesmo que elas ocorram.
- Quais são os aviões comerciais da Embraer?
- Como é o E195-E2, avião da Embraer que vai fazer parte da frota da Latam?
Focada na frota em Perth, operada para rotas regionais, a solução vem para operar como uma espécie de “check-up” ininterrupto da aeronave. Com algoritmos avançados, o AHEAD monitora em tempo real sistemas vitais dos aviões como motores, comandos de voo e outros, coletando dados em solo e em voo.
Depois, a plataforma analisa os dados obtidos com análises avançadas, o que evita que problemas técnicos se tornem críticos e ajuda a assegurar operações mais seguras.
Eficiência operacional e sustentabilidade
Um dos maiores benefícios do sistema é a redução significativa do tempo de solo não planejado, o que permite aumentar a disponibilidade da frota e otimizar a eficiência. Além do ganho logístico, o sistema reduz custos e emissões de dióxido de carbono ao evitar o desperdício de combustível gerado por eventos de manutenção imprevistos.
A novidade mostra que, além da produção de fuselagens, a Embraer é também líder na transformação digital da aviação. “Ao integrar o sistema AHEAD à frota de E2, possibilitamos a aplicação de manutenção preditiva, o que reduz o tempo de solo não programado, otimiza a eficiência operacional e diminui os custos de manutenção”, declarou Carlos Naufel, Presidente e CEO da Embraer Serviços & Suporte.
Leia também: