Publicidade

É seguro comprar carro elétrico seminovo? Veja 3 dicas para se dar bem

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Paulo Amaral/Canaltech
Paulo Amaral/Canaltech

Comprar um carro elétrico 0km ainda é um sonho inalcançável para boa parte da população brasileira, principalmente por conta dos valores elevados. Há, porém, uma saída em que muitos estão apostando enquanto os preços não se tornam mais acessíveis: o mercado de seminovos.

A plataforma online Olho no Carro apontou, em 2023, que as buscas por carros elétricos seminovos cresceram mais de 300% em relação ao ano anterior. Em 2024, com a chegada de novas marcas e modelos, as pesquisas de quem busca por um modelo já rodado continuam em alta.

Nos seis primeiros meses do ano, o De Olho no Carro registrou novo aumento de 110% nas buscas por carros elétricos puros, os chamados BEVs, e de 97,8% no que diz respeito às pesquisas pelos híbridos (HEVs, PHEVs e MHEVs).

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Diante desse novo cenário que se instaurou no segmento automotivo do Brasil, algumas questões vêm à tona: é seguro comprar carro elétrico seminovo? Que cuidados são necessários antes de fechar a compra de um modelo que não é zero quilômetro?

Carro elétrico seminovo é uma boa?

Para responder a essa pergunta, a reportagem do Canaltech conversou com dois especialistas no assunto: Cassio Pagliarini, ex-consultor da Seres Motors e cofundador da Bright Consulting; e Marcos Nogueira, diretor de operações e fundador da GreenV, empresa especializada em eletromobilidade.

“De fato existe uma grande desconfiança quando o assunto é a revenda de um elétrico, e o consumidor tem muitas dúvidas se realmente é um bom negócio, mas os carros elétricos são incríveis e existem muitas oportunidades de o consumidor comprar um carro moderno por um preço às vezes até mais atrativo que um modelo da mesma categoria a combustão”, disparou Nogueira.

Pagliarini compartilhou do sentimento do fundador da GreenV. Na visão do ex-consultor da Seres, uma das novas marcas de carros elétricos chineses que vieram para o Brasil, “todo carro usado” demanda cuidados, e os elétricos não são exceção à regra.

“Carro usado é uma condição muito específica. Se o carro foi bem utilizado, carregado de acordo com as normas do fabricante, não está se aproximando dos oito anos. Depende da idade, depende da condição e depende do preço. Hoje eu compraria um carro elétrico com quatro, cinco anos de uso, se tivesse um preço bem favorável, se a garantia estivesse válida e se eu pudesse comprovar que não há nenhum impacto, nenhum arranhão, nenhum rasgo na bateria”, resumiu.
Continua após a publicidade

3 dicas para se dar bem com seminovo elétrico

Os especialistas consultados pelo Canaltech também elaboraram uma pequena lista com dicas para quem está interessado em comprar um carro elétrico seminovo, mas não sabe direito quais pontos demandam maior atenção.

Se você se encaixa nesse grupo, confira três conselhos que valem ouro para não entrar em roubadas e se dar bem na hora de comprar um carro elétrico seminovo.

  1. Estado da bateria: “Precisa ver com cuidado se a bateria sofreu algum impacto, se está torta ou tem calombo”, orientou Pagliarini.
  2. “Saúde” da bateria: “Com a bateria 100% carregada verifique a autonomia no painel e compare com a divulgada pela montadora”, aconselhou Nogueira. "Tem que olhar no painel de veículo o diagnóstico da bateria, se ela está carregando", complementou Pagliarini.
  3. Olho na garantia: “O ideal é que o carro ainda esteja na garantia de fábrica, que normalmente é de 8 anos para a bateria. Vale passar na concessionária e ver se as revisões foram feitas corretamente”, concluiu o especialista da Bright Consulting.
Continua após a publicidade

Conselho extra

Proprietário de um carro elétrico, Marcos Nogueira também deu um conselho extra, importante não apenas para quem está procurando por um modelo no mercado de seminovos, mas também entre os muitos lançamentos 0km: verificar o tipo de conector antes de fechar a compra.

“O mais comum no Brasil é o plugue do Tipo 2, modo europeu, porém temos veículos rodando com Tipo 1 e GBT. Isso pode gerar problemas em locais públicos de carregamento, pois mais de 90% da frota é do tipo 2, e os pontos públicos também são do tipo 2”, concluiu o executivo da GreenV.
Continua após a publicidade

Um último ponto interessante foi levantado por Enilson Sales, presidente da Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores) ao amigo Ricardo Bacelar, do canal Papo de Garagem.

O executivo mostrou números recentes do mercado de usados e cravou, sem medo de errar: "O mix entre carros a combustão e elétricos será o novo normal também entre seminovos e usados mais antigos".

Agora é com você, canaltecher. Capriche na pesquisa, escolha o carro elétrico seminovo que mais lhe agrada e, claro, releia as dicas dos especialistas para, então, fechar o melhor negócio, da forma mais segura possível.