Publicidade

DPVAT | Seguro obrigatório de veículos será gratuito em 2022

Por| Editado por Jones Oliveira | 04 de Janeiro de 2022 às 11h30

Link copiado!

Michael Jim/Unsplash/CC
Michael Jim/Unsplash/CC

O ano de 2022 começou com uma boa notícia para os motoristas para contrabalançar com o aumento do IPVA: o DPVAT, também conhecido como seguro obrigatório, será zerado novamente para o atual exercício.

Assim como ocorreu em 2021, o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) aprovou, por unanimidade, o prêmio zero para o Seguro DPVAT em 2022. Ou seja: pelo segundo ano seguido, não haverá cobrança da taxa.

A explicação, simples e direta do órgão, foi a de que há dinheiro suficiente em caixa para cobrir eventuais despesas em 2022.

Continua após a publicidade
“A manutenção da não cobrança de prêmio se baseia no fato de haver excedente de recursos na operação DPVAT suficiente para arcar com a cobertura do seguro no ano de 2022. O excedente verificado foi formado com os prêmios pagos pelos próprios proprietários de veículos ao longo dos anos”, informou o CNSP.

Para que serve o DPVAT?

O site oficial da Susep (Superintendência de Seguros Privados) define o DPVAT de uma maneira bem simples para quem ainda não sabe exatamente o que é recurso.

Continua após a publicidade
“É o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, ou por sua Carga, a Pessoas Transportadas ou Não, criado pela Lei n° 6.194/74, com a finalidade de amparar as vítimas de acidentes de trânsito em todo o território nacional, não importando de quem seja a culpa dos acidentes”.

Mas, para que serve esse recurso? Por meio do DPVAT, é possível conseguir auxílio para despesas como morte em acidente de trânsito, invalidez permanente e reembolso com gastos médicos.

Para solicitar o DPVAT, basta preencher o formulário disponível na própria página da Susep. O principal, no entanto, é detalhar ao máximo em que categoria você se enquadra para pedir o auxílio, pois, se ele for preenchido erroneamente, será vetado e o processo precisará ser reiniciado.

Fonte: Susep