Motorista agora pode indicar condutor infrator usando app

Motorista agora pode indicar condutor infrator usando app

Por Paulo Amaral | Editado por Jones Oliveira | 29 de Setembro de 2021 às 10h30
Reprodução/Vamos Parcelar

A mais nova atualização do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível para iOS e Android, certamente será muito comemorada por aquelas pessoas que costumam emprestar o carro e, tempos depois, recebem pelo correio uma notícia desagradável: a de que o veículo levou uma multa justamente no dia e hora em que não estava em suas mãos.

A intenção da versão 5.0 do app é justamente evitar essa dor de cabeça aos proprietários dos carros, que quando não tinham que comparecer presencialmente ao órgão para fazer a indicação de quem efetivamente era o motorista que estava conduzindo o veículo no momento da infração, tinha de preencher papelada e despachá-la por Correios. A explicação está dentro do próprio aplicativo.

“Trabalhamos para deixar a Carteira Digital de Trânsito sempre melhor: a partir dessa versão, você poderá indicar o condutor infrator diretamente pelo aplicativo para aqueles órgãos autuadores aderidos à nova funcionalidade”.

Infrator também precisa ter app instalado

Imagem: Paulo Amaral/Captura de tela

Há, no entanto, uma exigência importante para que isso funcione e, consequentemente, diminua o trabalho do motorista que não cometeu a infração. Não basta sinalizar quem foi o infrator para se livrar dos pontos da penalização e, posteriormente, do pagamento da multa. O indicado também precisa ter o app CDT instalado no celular. Isso é necessário para que, ao receber a indicação, ele possa aceitar, por meio do próprio app, a culpa pela infração.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

“Antes, era necessário o comparecimento presencial tanto do proprietário quanto do infrator, que precisavam preencher um formulário em papel e protocolar o pedido no balcão do órgão de trânsito. Agora, basta que os dois tenham instalado no celular a CDT. Assim, o proprietário do veículo indica o infrator, que recebe, no aplicativo, uma notificação perguntando se ele assume aquela infração", explicou Mara Leniza, analista de negócio do Serpro, ao Motor1. Segundo Leniza, também é possível fazer a indicação pelo Portal de Serviços da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito).

Além disso, é importante citar também que, para o sistema funcionar corretamente e a nova funcionalidade da Carteira Digital de Trânsito facilitar a vida do condutor que foi erroneamente penalizado, todos os motoristas devem aderir ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). Ele está disponível no app CDT ou por meio do Portal de Serviços da Senatran.

Fonte: Motor1

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.