Publicidade

Countach: o Lamborghini que inaugurou um novo padrão de supercarros

Por| Editado por Jones Oliveira | 19 de Maio de 2024 às 08h30

Link copiado!

Reprodução/RM Sotheby's
Reprodução/RM Sotheby's

A Lamborghini é uma montadora de carros italiana que simboliza esportividade, luxo e potência em cada um de seus produtos. O Countach, apresentado ao mundo no início da década de 1970, é o modelo que personifica perfeitamente a marca.

O designer Marcello Gandini, responsável pelo projeto, conseguiu transformar o Countach em um exemplar único, diferenciado até no nome, que não faz menção a nenhum touro famoso, como é o caso de outros ícones da marca, como Diablo e Gallardo.

O nome Countach é de origem piemontesa, dialeto falado em algumas regiões do Noroeste da Itália, mas pouco difundido. A expressão é usada normalmente para se referir a algo muito bonito, e o Lamborghini Countach encaixa-se muito bem nessa situação.

Continua após a publicidade

O carro ficou em produção entre 1974 — três anos após o primeiro protótipo ter sido revelado — e 1990. Conheça a seguir um pouco mais da história do Countach, o Lamborghini que inaugurou um novo padrão de supercarros.

Como é o Lamborghini Countach?

O Lamborghini Countach é um coupé de 2 portas desenhado pelo mesmo projetista responsável pelo Miura. Marcelo Gandini, que morreu em março de 2024, caracterizou o modelo por sua carroceria larga e baixa, com perfil angular e formas trapezoidais.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

O design do carro também conta com as portas estilo “tesoura”, que se abrem para cima e para a frente e, com esses movimentos, ajudam o motorista inclusive nas manobras, pois a área envidraçada traseira do esportivo é praticamente inexistente.

O Countach chegou a ser vendido em três versões diferentes, todas com o lendário motor V12 sob o capô, mas com litragens distintas, que variavam entre 3.9, 4.7 e 5.2. O câmbio do coupé esportivo de tração traseira, porém, foi sempre o mesmo, o Syncromesh manual de 5 velocidades.

Ao todo, foram lançadas seis versões do Lamborghini Countach na história: LP500 (protótipo), LP400, LP400 S, LP500 S, 500 QV e 25th Anniversary. Somadas as seis variantes, o icônico Lambo teve 650 exemplares fabricados na história, alguns deles bem famosos, como veremos a seguir.

Continua após a publicidade

Safety car da F1 e cinema

O Lamborghini Countach foi o carro oficial utilizado no GP de Monaco da Fórmula 1 como safety car entre as temporadas de 1980 e 1983. Além disso, o carro foi eleito pela revista Sports Cars International como o terceiro mais importante do mundo na década de 1970 e o décimo esportivo mais cobiçado da década de 1980.

O Countach também teve uma “carreira” no cinema. A edição do 25º aniversário do coupé esportivo estrelou o filme O Lobo de Wall Street, protagonizado por Leonardo DiCaprio e, por conta da sua participação no cinema, tornou-se alvo de colecionadores.

Continua após a publicidade

A produção do filme utilizou duas unidades do Lamborghini Countach nas filmagens. Uma foi totalmente destruída, mas a outra acabou leiloada pela RM Sotheby's em 2023, por aproximadamente US$ 740 mil (R$ 3,8 milhões na cotação atual).

Countach teve versão híbrida

Poucos sabem, mas a Lamborghini lançou uma edição limitada do Countach com motorização híbrida. A marca vendeu 112 unidades do Countach LPI 800-4, apresentado ao mundo em 2021.

O esportivo foi desenvolvido para comemorar os 50 anos do surgimento do Countach e teve todas as unidades vendidas tão rápido quanto sua aceleração, que é de apenas 2,8 segundos para sair do 0 absoluto aos 100 km/h.

Continua após a publicidade

A edição limitada do Lamborghini Countach híbrido tem um powertrain formado por um motor 6.5 V12 a combustão, que entrega 780 cv de potência, e um sistema híbrido leve de 48 volts, que trabalha com um motor elétrico e adiciona 34 cv ao conjunto, totalizando impressionantes 814 cv.

O Lambo Countach LPI 800-4 tem velocidade máxima recorde para o modelo. O híbrido acelera a até 335 km/h e, com isso, supera o LP500 QV, que chega a “somente” 295 cv, graças ao motor 5.2 V12 de 455 cv de potência.