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Como saber se o pneu já está ficando careca?

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Twenty20 Photos/Envato/CC
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O dito popular que diz que “é dos carecas que elas gostam mais” passa longe quando os carecas em questão são os pneus dos carros, motos ou caminhões. Afinal de contas, um pneu careca é aquele que já rodou em excesso e, por conta disso, não apresenta mais condições ideais de segurança para o motorista, e necessita ser trocado.

Se você ainda não aprendeu como saber se o pneu está ficando careca, tudo bem. O Canaltech procurou um expert no assunto para esclarecer, de forma simples e direta, a melhor forma de identificar se chegou a hora de trocar aquele pneuzinho que já rodou mais do que deveria e, assim, deixar seu carro novamente seguro. Vamos lá?

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Sulco é o “x” da questão

Você sabe o que são sulcos de um pneu? São aqueles espaços (canais) localizados no sentido tangencial da banda de rodagem, e que têm como principal função escoar a água para evitar a aquaplanagem. E são justamente esses sulcos a chave de como saber se o pneu já está ficando careca.

Quanto mais desgastados os sulcos estiverem, mais carecas os pneus estão e, consequentemente, mais urgente é a necessidade de trocar os compostos. Segundo Fabio Magliano, gerente de produtos Car e Motorsport da Pirelli para a América Latina, os indicadores de desgaste, pontinhos ao redor da circunferência de um pneu, são chamados de TWI, e é neles que temos que prestar atenção.

“Quando o desgaste chega até esses indicadores, que ficam dentro do íncavo de um pneu, o consumidor tem que fazer a substituição do produto”, orientou o executivo, atendendo ao convite da reportagem do Canaltech para explicar mais a respeito de como saber se o pneu já está ficando careca.

Teste da moeda

Se você tiver dificuldades para identificar se os sulcos dos pneus estão gastos ou não apenas olhando, há um teste que vai te ajudar a saber as condições reais deles e, por tabela, se os pneus já estão ficando carecas. Para isso, basta ter em mãos uma moeda de R$ 1, cuja borda dourada tem espessura similar ao sulco.

O teste é bastante simples: pegue a moeda e a encaixe verticalmente no sulco de um pneu. Se a parte dourada da moeda ficar escondida, ou seja, não puder ser vista, o composto está em boas condições. Se ela ficar visível, chegou a hora de trocar o carequinha.

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Sinais de que o pneu está ficando careca

Os sulcos são a forma mais clara de saber se um pneu está ficando careca ou não, mas o carro (moto ou caminhão) dá outros sinais aos motoristas que são ótimos indicativos para saber se os compostos estão desgastados e, portanto, sem condições ideais de rodagem.

Os principais sinais são os seguintes:

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  • Trepidação no volante: Se o carro começar a “brigar” demais para ficar sob seu controle, mesmo em ruas ou avenidas com asfalto lisinho, atenção. Este é um sinal de que o pneu já está ficando careca;
  • Carro “puxando” para um lado: Este sinal é válido tanto para pneu descalibrado quanto para composto começando a ficar careca. Isso, claro, no caso de carros com alinhamento em dia, já que o desalinhamento é a principal causa do carro puxar para determinado lado;
  • Demora para frear ou derrapagens em excesso: Seu carro sempre foi bom de curva e costumava frear com precisão, mas agora não faz mais isso? É, caro canaltecher, este é o sinal mais claro de que o pneu já está começando a ficar careca. Hora de dar uma conferida mais de perto.

Riscos de rodar com o pneu careca

Assim como saber a calibragem correta do pneu do carro, entender se o composto está ficando careca é fundamental para manter a segurança de todos os ocupantes em dia. Ao rodar com um carro ou outro veículo com o pneu careca, o motorista estará assumindo uma série de riscos, como explicou o executivo da Pirelli ao Canaltech.

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“Um pneu de rua é formado por uma série de compostos de borracha diferentes, que possuem objetivos diversos. Após o composto da banda de rodagem acabar - e antes de o desgaste chegar em elementos têxteis e metálicos, há outras camadas de borracha que não foram elaboradas para entrarem em contato com o solo. Sendo assim, um pneu nessas condições não pode rodar”, alertou Magliano.

Entre os riscos que o motorista corre, podemos citar:

  • Aquaplanagem: Como já dissemos, os sulcos servem para canalizar a água com o carro em movimento. Portanto, se eles estiverem gastos, e os pneus carecas, o motorista terá mais chances de sofrer com aquaplanagens e, consequentemente, perder o controle do carro, aumentando o risco de acidentes;
  • Perda de calibragem: Um pneu careca pode reter menos o ar dentro dele, e isso implicará na perda da calibragem correta. E nós já explicamos o quanto é importante manter o pneu bem calibrado, lembram?
  • Multas: De acordo com o que diz o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em seu artigo 230, “rodar com pneu careca é infração grave”. Para evitar multas e perda de pontos na carteira, é melhor ficar atento. Ah… e fique esperto, pois a multa vale até mesmo para os casos em que o estepe estiver careca.
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E aí: entenderam como identificar se o pneu do carro já está ficando careca e a importância de ficar atento a esse detalhe? Comente conosco em nossas redes sociais.