Publicidade

Como funciona a direção hidráulica dos carros?

Por| Editado por Jones Oliveira | 27 de Dezembro de 2023 às 08h30

Link copiado!

Arno Senoner/Unsplash/CC
Arno Senoner/Unsplash/CC

A direção hidráulica nos carros surgiu em meados da década de 1920 para, literalmente, mudar a forma de dirigir. No Brasil, ela apareceu pela primeira vez em 1967, instalada em um Ford Galaxy, e por muito tempo foi considerada um item de luxo, presente apenas em carros de padrão mais elevado.

A direção hidráulica, também conhecida como direção assistida, começou a se popularizar com o passar dos anos, a ponto de ser considerada um item primordial, até mesmo nos carros mais básicos à venda no mercado.

A principal característica da direção hidráulica, sem dúvida, é o conforto que ela oferece aos motoristas, pois torna os volantes dos carros mais “leves”, facilitando, principalmente, o manuseio durante as manobras.

Continua após a publicidade

A diferença fundamental em relação à direção hidráulica (ou assistida) e a mecânica está na força que é necessária para movimentar o conjunto até que o comando executado no volante chegue às rodas do carro. Na mecânica, tudo fica por conta do braço do motorista, literalmente, enquanto que na hidráulica ele conta com uma “forcinha” (com o perdão do trocadilho) extra.

Como é o sistema de direção hidráulica?

O sistema da direção hidráulica responsável por dar a tal “forcinha” aos braços dos motoristas é composto por 5 itens básicos que funcionam em conjunto, cada um exercendo a própria função:

Continua após a publicidade
  • Bomba Hidráulica
  • Tubulação de baixa e alta pressão
  • Reservatório de óleo
  • Pinhão
  • Cremalheira

Um ponto importante para que todos os itens do sistema de direção hidráulica funcionem corretamente é a pressão do óleo.

Por conta disso, é fundamental manter em dia o nível do óleo da direção, algo que pode ser verificado até mesmo durante um abastecimento nos postos de combustível. Só assim a direção hidráulica exercerá, corretamente, o papel de tornar o volante dos veículos mais leves e confortáveis.

Continua após a publicidade

Como funciona a direção hidráulica?

Como dissemos acima, cada um dos itens que fazem parte do sistema de direção hidráulica tem um papel específico no funcionamento dela.

Em termos bem simples e didáticos, o sistema de direção hidráulica funciona a partir do momento em que o motorista gira o volante. Nesse momento, o pinhão também é girado e a cremalheira executa a função de orientar as rodas para o lado escolhido pelo condutor para a realização da manobra.

Continua após a publicidade

A bomba hidráulica, por sua vez, pressuriza o óleo na medida exata para que o líquido viscoso entre em ação e facilite o manuseio da direção, que fica mais macia e confortável na realização das manobras.