Publicidade

Como é dirigir na estrada em que o cinto de segurança é proibido?

Por| Editado por Jones Oliveira | 08 de Julho de 2022 às 16h00

Link copiado!

Lightfield Studios/Envato/CC
Lightfield Studios/Envato/CC

A lei nº 9.503 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), homologada em 23 de setembro de 1997, diz em seu artigo 65º que “é obrigatório o uso do cinto de segurança para condutor e passageiros em todas as vias do território nacional, salvo em situações regulamentadas pelo CONTRAN”. O que diriam os autores se soubessem que, em uma determinada estrada na Europa, dirigir usando o cinto de segurança é proibido?

Sim. É exatamente isso que você leu. Há uma estrada na Europa, mais precisamente na Estônia, em que a lei proíbe os motoristas de dirigirem seus carros com o cinto de segurança afivelado. Parece loucura, mas há uma explicação para isso. E ela está baseada justamente no que levou o restante do mundo a adotar o uso do cinto como regra: a segurança dos ocupantes.

Apenas para dar uma rápida visão do quanto esse assunto é controverso, um levantamento do Detran de São Paulo apontou que apenas entre janeiro e março de 2022 foram aplicadas mais de 40 mil multas a motoristas flagrados dirigindo sem cinto de segurança no estado, além de mais 5 mil a passageiros infratores. O total arrecadado beirou os R$ 9 milhões.

Continua após a publicidade

Feita a pincelada sobre o quanto um dos principais estados do Brasil leva a sério esta lei, vamos voltar a abordar a estrada que citamos na Estônia. Afinal, como é dirigir na estrada em que o cinto de segurança é proibido? E por que lá a lei prega exatamente o oposto do que estamos acostumados?

Onde fica a estrada?

Antes de abordar especificamente o porquê de o cinto de segurança ser proibido nesta estrada específica, vamos revelar o local exato deste peculiar trecho rodoviário. A estrada em questão chama-se Rohuküla-Heltermaa. Ela tem pouco mais de 25 quilômetros de extensão e liga as cidades de Saaremaa e Hiiumaa.

Continua após a publicidade

O belo local é de fácil trânsito, mas apenas no verão, e não com carros, e sim com balsas ou barcos de pequenas dimensões. Nesta época do ano, as geleiras que normalmente cobrem o local, se derretem e permitem que as balsas trafeguem com total tranquilidade. Mas é no inverno que a lei que proíbe o uso de segurança entra em ação.

Nestes meses, a estrada fica coberta de gelo e, portanto, não é mais utilizada pelas balsas ou pequenos barcos. Os carros, portanto, ficam com a missão de fazer o trajeto, aparentemente curto, mas as autoridades locais determinaram leis para impedir que ocorram acidentes.

Por que usar o cinto de segurança é proibido?

Continua após a publicidade

A razão estabelecida pela lei local para proibir o uso do cinto de segurança nesta estrada na Estônia é bem simples: segurança. Segundo a lei, no caso de quebra do gelo abaixo do carro, o uso do cinto de segurança poderia dificultar a saída dos ocupantes e aumentar o risco de morte.

Em um texto escrito para a BBC de Londres, o jornalista Joel Atlas, que sentiu de perto o que é dirigir sem cinto de segurança pela inusitada estrada de gelo na Estônia, simplificou a experiência em poucas palavras.

“Elas são incrivelmente seguras. É áspero em alguns trechos e escorregadio em outros, mas você nunca tem a sensação de que a superfície pode ceder”, resumiu Atlas, após completar o trajeto de pouco mais de 25 quilômetros com êxito.

Continua após a publicidade

Para ter tamanha segurança, no entanto, é preciso seguir algumas regras fundamentais, incluindo a que proíbe dirigir com cinto de segurança. Se você estiver pensando em dar uma voltinha por lá, fique atento a essas determinações:

  • Não utilizar veículos com mais de 2,5 toneladas, como caminhões e picapes grandes - a Ram 3500, por exemplo;
  • Para ajudar um carro a manter distância do outro, semáforos só autorizam o acesso à estrada a cada 2 minutos;
  • Não é permitido dirigir à noite, após o por do sol;
  • Não é permitido dirigir em velocidades entre 25 km/h e 40 km/h, pois a vibração das rodas pode fazer com o que o gelo se quebre;
  • É proibido usar o cinto de segurança, pois o acessório, que normalmente ajuda a salvar vidas, pode ser um fator complicador caso os ocupantes tenham que deixar o carro às pressas se o gelo abaixo do veículo se quebrar.

E aí: teria coragem de colocar seu carro e dirigir sem cinto de segurança nesta estrada da Estônia, ou preferia aguardar o verão e andar por ela de balsa? Comente em nossas redes sociais.