China quer frear "aceleração insana" de 0 a 100 km/h dos carros elétricos
Por Danielle Cassita |

A China vem considerando limitar a aceleração dos carros elétricos com o uso de um limite de aceleração. Se aprovada, a medida promete afetar principalmente os elétricos, já que iria exigir que os veículos acelerem de 0 a 100 km/h em pelo menos cinco segundos.
- Hyundai derruba preço do Creta 2026 e SUV sai mais em conta que Onix Plus
- Ram derruba preços e picape fica mais em conta que a Toro, mas por pouco tempo
Pensada para aumentar a segurança no trânsito nacional, a nova nova norma faz parte de um conjunto de regulamentações das regulamentações "Especificações Técnicas para Veículos Motorizados em Circulação em Vias Públicas", do governo da China.
Para isso, a ideia é implementar o que foi descrito como um "modo padrão de restrição de desempenho". O recurso seria como o modo ECO encontrando nos elétricos, que limita a potência dos veículos.
Impacto nos carros elétricos
Se aprovada, a restrição pode afetar principalmente a categoria de carros elétricos de luxo e alta performance conhecidos por sua aceleração instantânea — é o caso de modelos como o Xiaomi SU7 Ultra e o Tesla Model S Plaid, que aceleram a 100 km/h em apenas 1,9 e 2,1 segundos, respectivamente.
Vale lembrar que uma regra semelhante é aplicada na Europa, que exige que os carros tenham avisos de limite de velocidade. A diferença é que, neste caso, os sistemas funcionam mais como alertas, porque não restringem a velocidade dos carros.
Leia também:
- Volkswagen Tera é o carro mais vendido do Brasil em outubro; veja o top 10
- Qual vale mais a pena comprar: carro híbrido, elétrico ou a combustão?
Vídeo: Parece novidade, mas carros elétricos existem há mais de cem anos. O que mudou?
Fonte: CarNewsChina