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Chevrolet Marketplace: plataforma quer facilitar compra de carros 0km online

Por| Editado por Jones Oliveira | 01 de Junho de 2022 às 07h00

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Divulgação/General Motors
Divulgação/General Motors

A Chevrolet lançou nesta quarta-feira (1º) uma plataforma que pode alavancar as vendas da marca no Brasil ao atingir uma gama de clientes que não gosta ou não se sente confortável em ter que sair de casa e perder quase o dia inteiro para comprar um carro 0km nas concessionárias. A aposta da GM é o Chevrolet Marketplace, apresentado ao Canaltech em um avant-première antes do lançamento oficial.

Em conversa com a reportagem, Bruno Campos, diretor de marketing digital da GM, e Fábio Souza, CEO da MRM Brasil, agência especializada em transformação digital que atuou como consultoria em UX Design, mapeando e roteirizando o processo de compra dos consumidores, explicaram as principais vantagens que serão oferecidas aos clientes de forma 100% digital. Além disso, eles também falaram sobre o retorno que a marca espera com a iniciativa.

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“A ideia da plataforma é criar uma grande integração até que o carro chegue de fato à sua garagem. É uma barreira que a indústria nunca conseguiu superar”, resumiu Bruno Campos. “Estamos transformando um sistema horroroso, que era apresentado pelo vendedor ao cliente em uma tela de computador cheia de linhas, na loja, em algo super orgânico e fácil”, complementou Souza, da MRM, empresa que também foi responsável pelo treinamento da equipe da GM em cima das novas tecnologias.

Ideia pré-pandemia

O desenvolvimento do Chevrolet Marketplace começou há cerca de três anos, antes da pandemia da covid-19 explodir, e envolveu um “trabalho herculeano”, como disse o diretor da marca, compilando informações sobre os estoques de 650 lojas espalhadas pelo país. Ele também ganhou impulso após a marca ter acesso aos resultados de pesquisas realizadas pela Cox Automotive e pela Meta Data Insights.

Na primeira delas, 86% dos entrevistados afirmaram que preferem ganhar tempo ao invés de ir pessoalmente a uma concessionária, e 74% dos franqueados de concessionárias afirmaram que os clientes estão usando mais ferramentas digitais de compras desde a pandemia. A segunda pesquisa apontou que 80% dos compradores de carros preferem usar o WhatsApp, e não o telefone, para este tipo de negócio.

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A Chevrolet estudou os números e criou a novidade, que dará aos interessados em comprar carros novos da marca a oportunidade de ter acesso completo a informações técnicas, fotos e outros detalhes referentes a mais de cinco mil modelos disponíveis nas concessionárias em todo o Brasil. Será possível pesquisar modelos de carro, chassis e fotos reais do que estiver em estoque.

Aliás, este detalhe é bastante importante. Na conversa com o Canaltech, Bruno Campos revelou que, neste primeiro momento, o SUV Equinox e o esportivo Camaro não farão parte do line-up à disposição dos clientes no Chevrolet Marketplace:

“O ponto principal é mostrar o carro que está na loja ou chegando na loja. O cliente não está vendo um fantasma. O Equinox e o Camaro ainda não chegaram, então, neste momento, não estarão entre os carros disponíveis”.
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Além dos recursos já citados, o cliente poderá utilizar uma ferramenta para fazer comparativos entre os modelos desejados e, posteriormente, entrar em contato com um vendedor, via WhatsApp, para iniciar a negociação. Só será preciso sair de casa e ir até a concessionária específica para a conclusão da compra e para eventuais test-drives, se o cliente quiser.

Chevrolet Marketplace: 2º passo será em setembro

As novas tecnologias que ficarão disponíveis para os consumidores da Chevrolet a partir de 1º de junho ganharão um upgrade em setembro. A segunda fase do Chevrolet Marketplace, chamada pela marca de Shop, Click and Drive (Comprar, Clicar e Dirigir, na tradução para o português) promete facilitar ainda mais a compra de um carro novo.

A ideia, segundo os executivos da marca e da MRM, é disponibilizar, de forma ágil e online, desde a avaliação do carro usado que eventualmente será oferecido na troca, até a aprovação de financiamentos para fechar o pagamento do zero quilômetro. “Queremos devolver ao consumidor o asset mais caro que ele tem, que é o tempo”, avisou Bruno Campos.

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“Será uma inovação centrada no cliente. O que o consumidor quer, e não o que eu quero. Uma ferramenta de multi-canalidade. O cliente faz o que quiser, no lugar que quiser. Você define, por meio dos filtros, qual carro está procurando, o raio em que quer procurar e, em três ou quatro cliques, o sistema de mostra onde encontrar”, assegurou o executivo da GM, que fez uma demonstração ao vivo à reportagem.

Fim das lojas físicas? Muito pelo contrário

Apostar na inovação que permitirá aos clientes agilizar o processo de compra de um novo carro por meio do Chevrolet Marketplace não significa que a marca esteja pensando em reduzir custos com dispensa de funcionários ou diminuição do número de concessionárias pelo Brasil. Na conversa com o Canaltech, a sinalização foi exatamente oposta e apontou para a otimização dos espaços.

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“O problema não é ir à loja, e sim o tempo que se perde lá. Talvez possamos mudar um pouco o modelo, ter mais lojas menores”, adiantou Bruno Campos. “A gente sempre vai precisar da rede para pós vendas, acessórios, tudo. A plataforma é mais um caminho para o consumidor. Essa é uma transição geracional muito forte, e quem não se adaptar vai ficar fora do jogo”, completou Fábio Souza, em sintonia com o executivo da GM.

A marca revelou que, atualmente, 20% das vendas da marca vêm do digital. Com a implementação do Chevrolet Marketplace, a expectativa é aumentar esse número em 30%. O que importa, no entanto, é o número final. “Quero 100%, mas não necessariamente que 100% façam tudo online. A plataforma pode ser uma fonte de pesquisa para acelerar a decisão”, concluiu.

O Chevrolet Marketplace entra no ar nesta quarta-feira (1º), a partir das 10 horas, e pode ser acessado por meio do site da Chevrolet.