CES 2022 | BMW apresenta SUV elétrico que troca de cor sozinho
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
A BMW aproveitou a CES 2022 para anunciar uma série de novos produtos. Um dos grandes destaques da gigante alemã foi o SUV iX Flow, que traz a inusitada tecnologia de mudança de cor da carroceria, algo inédito na indústria e que promete revolucionar o mercado em alguns anos.
- 10 carros elétricos que serão lançados no Brasil em 2022
- BMW confirma lançamento de três carros elétricos até 2023; veja quais
Segundo a montadora, isso foi possível graças à tecnologia E Ink, instalada na carcaça do SUV. Esse recurso contém milhões de microcápsulas com um diâmetro equivalente à espessura de um fio de cabelo humano. Cada uma dessas microcápsulas contém pigmentos brancos com carga negativa e pigmentos pretos com carga positiva, que podem ser alterados conforme o comando do motorista.
"Isso dá ao motorista a liberdade de expressar diferentes facetas de sua personalidade ou até mesmo o prazer da mudança externamente, e de redefinir isso toda vez que sentar no carro", disse Stella Clarke, chefe de projeto do BMW iX Flow com E Ink.
Em demonstração feita por meio de uma apresentação ao vivo na tarde desta quarta-feira (5), foi realmente espantoso ver um automóvel modificar de cor como em um passe de mágica. Entretanto, engana-se quem acha que essa tecnologia é meramente estética.
Como se sabe, a cor do automóvel pode influenciar na temperatura interna, e a E Ink previu esse benefício com seus diferentes tons de branco e preto. E como estamos falando de um carro elétrico, cada kWh de energia conta. Por isso, se o veículo estiver trafegando em uma cidade mais quente, convém deixar a cor do iX Flow mais clara, para utilizar menos a força do ar-condicionado. Já se o local for frio e o usuário quiser armazenar mais calor, basta equipar a cor preta.
Segundo a montadora, a mudança automática de cor é ativada nas microcápsulas graças a impulsos elétricos semelhantes aos usados em eReaders, como o Kindle da Amazon. O diferencial no iX Flow, porém, é que a adequação à carroceria e seus formatos é feita com base em algorítimos.
A BMW não deu maiores detalhes, mas, a julgar pela demonstração na CES 2022, o E Ink trabalha apenas com tons de preto e branco. A empresa, porém, confirmou que a tecnologia estreará no iX Flow e será estendida a outros modelos da marca nos próximos anos.
Fonte: BMW