Publicidade

Carro popular: como foram as vendas no 1º mês após redução nos impostos

Por  | 

Compartilhe:
senivpetro/Freepik/CC
senivpetro/Freepik/CC

Com a recente decisão do Governo Federal de zerar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos mais acessíveis e menos poluentes, também chamados de "populares", o mercado automotivo brasileiro registrou um crescimento de 14% nas vendas em julho. 

A medida foi um ótimo benefício para os modelos 1.0, que apresentaram alta de 13% em comparação com junho, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). 

Confira abaixo os carros com desconto de IPI que mais se destacaram:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

1. Fiat Argo

O hatch da Fiat foi o que teve crescimento mais expressivo nas vendas entre os modelos beneficiados: as vendas do Argo foram de 7.235 unidades em junho para 9.966 em julho, o que representa aumento de 40%.

O destaque foi a versão Drive 1.0 com câmbio manual, que recebeu R$ 8 mil de desconto e agora sai por R$ 86.990. 

2. VW Polo

O compacto da Volkswagen passou de 11.492 unidades vendidas para quase 13 mil, ou seja, teve aumento de quase 10%.

O hatch, que agora está R$ 11.410 mais barato, lidera as vendas dos carros de passeio.  

Continua após a publicidade

3. Renault Kwid

Apesar do desconto de até R$ 13.400, o Kwid sofreu um recuo de 5.324 para 3.726 unidades, o que representa queda de quase 30% nas vendas.

O Zen, a versão de entrada do Kwid, segue custando R$ 67.290, sendo o carro mais barato do país atualmente. 

Continua após a publicidade

4. Fiat Mobi

Beneficiado pela isenção em todas as versões, o compacto da italiana chegou a 8.099 unidades emplacadas em julho — no mês anterior, o total era de 6.347.

Todas as versões do Mobi foram incluídas na isenção fiscal.  

Continua após a publicidade

5. Chevrolet Onix

A Chevrolet aproveitou a redução do IPI para dar um “empurrãozinho” na queima de estoque do seu Onix enquanto aguarda a nova geração.

Como resultado, o hatch foi de 6.782 unidades emplacadas em junho para 7.689, o que representa um aumento de 13%. A versão sedan, por sua vez, teve queda de 11% nas vendas.  

Continua após a publicidade

Leia também:

Vídeo: Qual o problema do carro elétrico no Brasil? Preço vs. autonomia vs. realidade