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Carro híbrido estraga ao rodar apenas no modo elétrico?

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Paulo Amaral/Canaltech
Paulo Amaral/Canaltech

Existem diferentes tipos de carros híbridos à venda no mercado, mas apenas os classificados como PHEVs (plug-ins) dão aos motoristas a oportunidade de rodar por muitos quilômetros exclusivamente no modo elétrico.

Essa, inclusive, é a principal diferença de um carro híbrido PHEV em relação aos demais, já que tanto os híbridos convencionais (HEVs), quanto os leves ou micro-híbridos (MHEVs) não conseguem tracionar as rodas sem utilizar o motor a combustão presente no powertrain.

Atualmente, muitas montadoras estão apostando alto no aumento dessa autonomia do modo elétrico para ganhar a preferência do consumidor. Os primeiros híbridos plug-in do mercado costumavam oferecer entre 40 e 50 quilômetros de alcance sem usar o motor a combustão, mas modelos recentes, como o BYD King, já conseguem rodar distâncias superiores a 100 quilômetros sem gastar uma gota de gasolina.

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Diante desse novo cenário, e por conta de um carro híbrido normalmente ser mais barato que um BEV (elétrico puro), uma pergunta tem gerado dúvidas: carro híbrido estraga ao rodar apenas no modo elétrico? É isso o que o Canaltech vai explicar.

Pode usar carro híbrido só no modo elétrico?

Conversamos com Cassio Pagliarini, executivo da Bright Consulting, consultoria especializada em mercado automotivo. Pagliarini também conta no currículo com uma longa experiência como consultor da Seres, fabricante chinesa que ainda busca por um espaço maior por aqui e, em breve, terá novidades para o país

À reportagem do Canaltech, Pagliarini disse que os carros híbridos dificilmente vão gerar problemas aos proprietários, mesmo se a opção do motorista for sempre pela utilização do modo elétrico, o que é possível se o percurso percorrido for pequeno.

Segundo o especialista, os sistemas híbridos contam com recursos que, por si só, atuam de forma a não deixar com que o motor a combustão fique inutilizado por um longo período e, assim, corra o risco de “estragar” o carro.

“O próprio veículo tem a rotina de ligar o motor a combustão sozinho após certo um número de minutos ou de horas. Mesmo que tenha a bateria elétrica 100% carregada todos os dias, o motor a combustão entra em funcionamento após tantas horas parado, e essa utilização é suficiente para fazer o motor se lubrificar, girar e ir óleo em todos os lugares”.
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Combustível “parado” merece cuidados

O executivo da Bright Consulting, porém, fez um alerta sobre um problema que pode ocorrer com quem tem carros híbridos, prefere rodar apenas no modo elétrico e, por isso, não abastece constamentente o tanque com gasolina.

O executivo explicou que, em casos extremos, nos quais o carro passe semanas sem rodar, “não há o que fazer” para que o combustível não se degrade no tanque. Até por isso, segundo Pagliarini, os carros híbridos não têm muita capacidade de armazenamento.

“É importante ter atenção a isso. Para quem tem esse tipo de rotina, o ideal é que peguem o melhor combustível possível, o mais aditivado (com maior octanagem), pois ele serve como dispersante das sujeiras e como detergente”, concluiu.