Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Carro desgovernado da Tesla mata duas pessoas na China

Por| Editado por Jones Oliveira | 14 de Novembro de 2022 às 09h55

Link copiado!

Photovs/Envato/CC
Photovs/Envato/CC
Tudo sobre Tesla

Um acidente de trânsito que terminou com a morte de duas pessoas em Guangdong, na China, colocou novamente um carro da Tesla no centro de uma grande polêmica. Câmeras de monitoramento flagraram um Model Y branco em alta velocidade pelas ruas até atingir duas motos e duas bicicletas, causando a morte de duas pessoas.

Além das duas vítimas fatais, informações da mídia local afirmam que outras três pessoas ficaram feridas no acidente: o motorista do Model Y e outros dois ocupantes das motos atingidas pelo carro da Tesla.

A empresa de Elon Musk, que já é investigada pela NTHSA (Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário dos Estados Unidos) por conta de uma série de acidentes envolvendo carros equipados com o pacote Full Self-Driving, agora corre o risco de enfrentar acusações também no país asiático.

Continua após a publicidade

O que aconteceu?

O vídeo que circula nas redes sociais não deixa claro exatamente o que causou o acidente, mas indica que algum tipo de falha mecânica pode ter acontecido para que o motorista do Tesla Model Y perdesse por completo o controle do carro.

Um usuário do YouTube postou as imagens captadas pelas câmeras e, nos 43 segundos do vídeo, é possível observar que o Model Y parece pronto para estacionar (com o Auto Pilot ligado, talvez) e, em vez disso, sai em alta velocidade pelas ruas.

Continua após a publicidade

As câmeras seguintes mostram o carro desviando perigosamente de um motociclista e derrapando, mas recuperando o controle. A disparada continua até que, finalmente, sem esboçar qualquer menção a reduzir a velociade, ele atinge e mata duas pessoas, uma delas um ciclista.

Tesla nega falha

Em comunicado oficial enviado para a reportagem da Agência Reuters, a Tesla negou a versão apresentada pelo motorista do carro, identificado apenas como Zhan, de 55 anos, de que os freios tenham falhado. Segundo a empresa de Elon Musk, os dados retirados do computador de bordo do veículo refutam essa teoria.

Continua após a publicidade

De acordo com a Tesla, “não há qualquer indício de que o pedal de freio tenha sido acionado durante o incidente, e as imagens não mostram as luzes se acendendo”. A montadora alega ainda que, por outro lado, “o pedal do acelerador foi pressionado com uma força significativa”.

Empresa diz que vai ajudar autoridades

A polícia de Guandgong informou que trabalhará ao lado de uma agência terceirizada para apurar as causas do acidente e descobrir, enfim, o que fez com que o carro da Tesla acelerasse de forma desenfreada e causasse a morte de duas pessoas. O jornal local Jimu News informou que as autoridades descartaram que o motorista estivesse sob efeito de álcool ou drogas.

A empresa de Elon Musk, por sua vez, se prontificou a ajudar nas investigações e pediu para que as pessoas não se deixem influenciar por “rumores”. A Tesla já enfrentou outras acusações contra falhas nos freios de seus carros, inclusive na própria China, e rebateu alegando que jamais algo foi detectado e que não há “aceleração involuntária” nos carros da marca.

Continua após a publicidade

Vale ressaltar que a China é o segundo país do mundo em que a Tesla mais vende carros, atrás apenas dos Estados Unidos. O carro elétrico mais emplacado no mundo em 2022 até o momento, inclusive, é o próprio Model Y, com pouco mais de 400 mil unidades vendidas.