Câmara aprova teor de 35% de etanol na gasolina
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
O plano do governo de aumentar a porcentagem de etanol na gasolina dos atuais 27,5% (margem máxima) para 30%, mudou. Agora, a intenção do Projeto de Lei do deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) é que a mistura tenha um teor de etanol de até 35%.
- Quantos litros de gasolina têm na reserva do tanque do carro?
- Qual é a diferença entre gasolina comum e aditivada?
O texto do Projeto de Lei é um substitutivo para o PL 528/20, do ex-deputado Jerônimo Goergen. Batizado de “Combustíveis do Futuro”, ele também trata da criação de programas nacionais de diesel verde, de combustível sustentável para aviação e de biometano.
O assunto não era debatido pelo CNPE desde 2015, ocasião na qual o percentual de etanol na gasolina subiu para 27,5%. O texto mexe também no teor do biodiesel misturado ao diesel, que atualmente é de 14%. De acordo com o PL, haverá o acréscimo de 1% à mistura anualmente entre 2025 e 2030, com o objetivo de alcançar 20%.
Senado vai definir mudança
Os defensores do aumento da porcentagem do etanol para 35% por litro de gasolina consideram a aprovação do texto "estratégica" para que o país tenha uma matriz energética cada vez mais limpa e responsável.
“É um projeto estratégico para que o Brasil consolide sua vocação agro, para que aprofunde a conquista da matriz energética limpa, renovável e sem paralelos no mundo e para termos uma matriz de biocombustíveis sem paralelos também”, ponderou o relator à Agência Câmara.
O Projeto de Lei que aumenta o teor do etanol na gasolina para 35%, entre outros pontos relacionados aos combustíveis, já foi aprovado pela Câmara dos Deputados Agora, para entrar efetivamente em vigor, precisará passar pelo crivo do Senado Federal.
O que muda para o consumidor?
E para você que está lendo este conteúdo, o que muda na prática a possível elevação do teor de etanol na gasolina que vai no tanque do seu carro? Em resumo, a alteração poderá fazer com que o consumidor comum pague ainda mais caro pelo litro da gasolina, mesmo com ele contendo cada vez mais etanol em sua mistura.
Isso acontecerá caso a produção do biocombustível passe por períodos de baixa, a chamada entressafra. Nesses momentos, os produtores focam os esforços para o açúcar, o que acaba gerando a elevação do preço do etanol.