Publicidade

BYD registra superesportivo para desafiar Porsche Taycan no Brasil

Por  | 

Compartilhe:
Reprodução/CarNewsChina
Reprodução/CarNewsChina

A Denza, subsidiária de luxo da BYD, não quer chegar ao Brasil apenas para passear. A marca chinesa já registrou ao menos três modelos de carros no país, e um deles tem como principal missão desbancar aquele que, hoje, é o superesportivo mais badalado do segmento: o Porsche Taycan.

Para rivalizar com o sedan elétrico alemão, que já foi até o carro elétrico mais vendido do Brasil (no 1º semestre de 2021), os chineses lançarão por aqui o Denza Z9 GT, que já foi até registrado no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

Embora o lançamento oficial do Denza Z9 GT no Brasil não tenha data confirmada pela marca, o fato de o superesportivo elétrico ter sido registrado no INPI demonstra que há, sim, o interesse de trazer o carro para o mercado verde-amarelo em um futuro próximo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Além do Denza Z9 GT, também foram registrados no país dois carros que o CT Auto já viu de perto, durante a última edição do Festival Interlagos: o Denza D9, luxuosa minivan, e o Denza B5, surpresa da marca durante a visita ao navio Explorer Nº1, no Espírito Santo, e que na China é vendido como Bao 5.

Como é o Z9 GT, futuro rival do Taycan?

Assim como no caso do Porsche Taycan, o Denza Z9 também tem duas versões: a sedan, menos “nervosa”, e a perua, que vem acompanhada pelo “sobrenome” GT, indicativo de que tem uma pegada mais esportiva em suas especificações.

Ambas devem chegar ao Brasil, mas, como o foco é o desafio ao Taycan, vamos elencar abaixo as principais características do Denza Z9 GT. E elas são bastante interessantes.

O esportivo chinês, em sua versão perua, tem um design que se assemelha muito mais ao Porsche Panamera do que ao Taycan, e dimensões impressionantes: 5,18 metros de comprimento, 1,99 m de largura e 1,48 m de altura.

Construído sobre a arquitetura e-Plattform 3.0 EVO, ele conta com motor elétrico único, que entrega 952 cv de potência ao motorista, e a capacidade de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos.

Continua após a publicidade

Autonomia e preço

O Porsche Taycan focou em melhorar a autonomia de seus modelos na linha 2025, recentemente apresentada no Brasil e, pelo jeito, fez bem em apostar suas fichas nessa evolução.

Afinal, o Denza Z9 GT tem no alcance por carga outro trunfo na briga contra o rival alemão. As baterias de 100,1 kWh oferecem até 630 km de autonomia, segundo medições do ciclo chinês.

Tudo isso vem acompanhado de luxo extremo e alta tecnologia na cabine, como um candidato a rival do Porsche deve ter. A versão topo de linha conta ainda com “mimos” que o carro alemão não tem, como dois refrigeradores, o dianteiro com capacidade de 4 litros e o traseiro com 10 litros.

Continua após a publicidade

O Denza D9 GT é vendido na China por cerca de 330 mil yuans, preço equivalente a R$ 278 mil no Brasil. Por aqui, porém, com os impostos e demais taxas, deverá chegar com um preço médio de R$ 600 mil. Será que venderia bem?

Leia também:

Continua após a publicidade

Vídeo: Qual foi o 1º carro elétrico do mundo?