Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

BYD lança carro elétrico "baratinho" para concorrer com Renault Zoe

Por| Editado por Jones Oliveira | 18 de Agosto de 2021 às 15h05

Link copiado!

Divulgação/BYD
Divulgação/BYD

A BYD segue ampliando sua linha de carros elétricos e se posiciona como um dos principais players desse mercado. A fabricante chinesa inaugurou sua nova plataforma para veículos zero emissão e lançou o Dolphin, um hatch compacto com ótima autonomia e potência, preparado para concorrer com modelos consolidados como o Renault Zoe.

Segundo a montadora, o Dolphin é um compacto que oferecerá aos seus compradores um bom pacote "verde" e um excelente powertrain para a cidade. Ele será fabricado em quatro versões, que podem ir de 301 a 405 km de autonomia, e motores sempre variando entre o de 95cv de potência e 18,3 kgf/m de toque e o de 177cv e 29,5 kgf/m, suficientes para a proposta do veículo.

Suas medidas são de 4,15m de comprimento, 1,77m de largura e 1,57m de altura, com destaque para o excelente espaço entre-eixos de 2,70m, comparável com de sedãs médios. Com esses números, o hatch compacto chinês se coloca como uma boa opção no mercado, batendo de frente com o já citado Renault Zoe e o ID.3, da Volkswagen, dois dos modelos mais vendidos da Europa.

Continua após a publicidade

O Dolphin é o primeiro fruto da e-platform 3.0, que será exclusiva de carros elétricos e será a base para o que a empresa chama de "Ocean Family". Em outras palavras, outros modelos serão desenvolvidos sobre ela e terão inúmeros avanços tecnológicos e com foco claro em um público mais jovem. A ideia é diferenciar a proposta de outras linhas da montadora, como a "Dragon Face", que tem como objetivo conquistar um mercado mais premium e esportivo.

Essa plataforma, aliás, vai permitir que, no futuro, os carros da BYD possam alcançar números impressionantes de autonomia, extraindo o máximo de capacidade das baterias de fosfato de ferro e lítio. A expectativa é de que, futuramente, elas forneçam alcance de mil quilômetros aos automóveis da marca.

Mais detalhes sobre equipamentos e tecnologias embarcadas no automóvel serão reveladas pela BYD em breve.

Continua após a publicidade

Preço e disponibilidade

A BYD informa que o Dolphin pode ser adquirido na China com preços que vão de R$ 78.400 a R$ 101.000 a partir de setembro. Segundo a montadora, é possível que ele também seja vendido na Europa, onde vai concorrer com os já citados Zoe e ID.3. Não há previsão de que a empresa traga esse modelo ao Brasil, que hoje conta apenas com o furgão elétrico eT3.

Fonte: Inside EVs, Auto Home