BYD já negocia construção de 2ª fábrica na América do Sul
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |

Depois de conquistar o Brasil e se posicionar como a marca que mais vende carros elétricos no país, a BYD quer mais. A montadora chinesa já estuda construir uma segunda fábrica na América do Sul, tão logo inaugure sua planta em território verde-amarelo.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- BYD Song Pro chega em duas versões e preço abaixo de R$ 200 mil
- BYD vai começar a fabricar carros na Bahia ainda em 2024
Segundo as agências de notícias do Peru, a recente visita da vice-presidente do país, Dina Ercilia Boluarte Zegarra, à China serviu para estreitar os laços entre a nação andina e os executivos da BYD para que o local abrigue a segunda fábrica da marca chinesa na região.
González-Olaechea, Ministro das Relações Exteriores do Peru, confirmou que as conversas entre a BYD e o governo peruano foram “promissoras” e positivas em “comprometer mais investimentos da marca” no país.
As instalações seriam construídas para solidificar o acordo de livre-comércio já existente entre os países no projeto do Porto de Chancay. Atualmente, a chinesa Cosco Shipping Ports detém 60% de participação e, com a fábrica da BYD no local, esse porto se tornaria “a porta de entrada da América do Sul para a Ásia”.
BYD vai fabricar carros no Peru?
A possibilidade de construir uma planta no Peru não significa que a BYD vá utilizar as instalações para a fabricação de carros elétricos e híbridos, como no caso das instalações que serão inauguradas em breve em Camaçari, na Bahia.
Segundo a imprensa local, apesar de essa opção “ser possível”, até pelo fato de o Peru fazer fronteira com o Brasil, o país andino poderia ficar responsável por outros tipos de veículos, como ônibus elétricos e demais componentes, como motores e baterias.
Vale lembrar que, recentemente, a BYD entregou os primeiros ônibus elétricos que serão incorporados à frota da Prefeitura de Curitiba. Na capital paranaense, os veículos utilizados serão do modelo D9W, que têm 13,2 metros de comprimento, freios a disco com ABS/EBS e sistema regenerativo, que proporcionam maior segurança e autonomia ao veículo