BYD entrega 6 ônibus elétricos à Prefeitura de Curitiba
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
A BYD, fabricante de veículos elétricos que já está entre as principais vendedoras de carros no Brasil, também quer contribuir para a transição energética no segmento dos pesados. Para isso, que fará a entrega dos primeiros ônibus 100% elétricos à Prefeitura de Curitiba nesta quinta-feira (27).
- 5 carros que a BYD lançará no Brasil até 2025
- 5 tecnologias e fatos interessantes sobre o BYD King
- Preview BYD King | Sedan híbrido tem potencial para ser "novo Rei"
Em seu site oficial, a montadora chinesa confirmou que seis veículos modelo D9W, de piso baixo e totalmente acessíveis, serão disponibilizados para a capital paranaense. Todos foram encarroçados pela empresa Caio e aprovados na fase de testes de desempenho operacional, trafegabilidade, autonomia de bateria, acessibilidade, conforto, entre outros itens.
“A cidade de Curitiba mais uma vez dá um enorme passo para melhorar a mobilidade e a qualidade de vida da população dando início à eletrificação da frota. Os ônibus da BYD foram aprovados em testes e os moradores da cidade vão contar com o que há de mais moderno, sustentável e com conforto”, projetou Bruno Paiva, diretor da divisão de ônibus da BYD.
De acordo com a BYD, os ônibus elétricos D9W que serão passarão a incorporar a frota de Curitiba ficou em primeiro lugar no quesito eficiência energética, e também se destacou em meio aos demais concorrentes no que tange ao desgaste dos pneus — que é consideravelmente maior em veículos eletrificados.
Como são os ônibus elétricos da BYD?
Os ônibus elétricos da BYD que passarão a circular por Curitiba engrossarão uma frota que já conta com 90 mil veículos ecologicamente corretos que rodam em mais de 300 cidades espalhadas pelo mundo.
Os veículos D9W têm 13,2 metros de comprimento, freios a disco com ABS/EBS e sistema regenerativo, que proporcionam maior segurança e autonomia ao veículo, suspensão pneumática dianteira e traseira, sistema de rebaixamento bilateral e motor BYD-2912TZ-XY-A integrado em cada uma das rodas do eixo traseiro, contando com um módulo de controle eletrônico de tração.
Segundo a montadora chinesa, eles oferecem autonomia de até 250 km por carga, graças às baterias de ferro-lítio-fosfato. A BYD informou ainda que cada ônibus elétrico da marca evita, em média, a emissão de 118,7 toneladas de CO2 ao ano na atmosfera, o equivalente ao plantio de 847 árvores por veículo.