BYD entra no top 100 de marcas mais valiosas do mundo
Por Danielle Cassita |

A BYD anunciou nesta terça-feira (29) a conquista da 91ª posição no ranking Fortune Global 500, subindo 52 posições em relação ao ano anterior. Com o feito, a chinesa líder em veículos híbridos e elétricos passa a ocupar a lista de Top 100 maiores empresas do mundo, reforçando seu protagonismo global no setor de mobilidade sustentável.
- Tesla já pensa em data para encerrar a produção de carros
- Tarifaço vem aí: como ficam os carros chineses no Brasil?
No ano passado, a BYD apresentou crescimento significativo na produção de automóveis, transporte ferroviário, energias renováveis e eletrônicos e alcançou receita anual de US$ 107,1 bilhões. A soma representa aumento de 29% em comparação com 2023.
Já na área automotiva, especificamente, a marca alcançou o total de 4,27 milhões de veículos eletrificados vendidos, o que representa crescimento de 41% e garantiu a liderança global no segmento pelo terceiro ano consecutivo.
Inovação como base
A estratégia da BYD se apoia fortemente em pesquisa e desenvolvimento. Em 2024, a empresa investiu US$ 7,47 bilhões em pesquisa e desenvolvimento — note que o valor é maior que aquele do lucro obtido no período.
O compromisso com a inovação rendeu tecnologias que são referência no mercado dos carros elétricos. Entre elas, vale destacar a bateria Blade, considerada a mais segura e eficiente do mundo, além do sistema Dual Mode e o assistente de condução DiPilot, ou God’s Eye.
Hoje, a BYD conta com mais de 122 mil engenheiros e profissionais de pesquisa e desenvolvimento. A marca já opera em mais de 100 países, e soma mais de 470 mil unidades de veículos de passeio e picapes vendidas no exterior.
Leia também:
- SP começa a usar mais semáforos com IA e borda amarela; veja como funcionam
- 5 motivos para comprar um carro chinês
Vídeo: Baterias BYD — a verdade por trás dos mitos