BYD deve investir mais R$ 1 bilhão em fábrica na Bahia
Por Eugenio Augusto Brito • Editado por Jones Oliveira |
Ainda em fase de implantação, que deve ser concretizada apenas em outubro, a fábrica da BYD em Camaçari (BA), na Região Metropolitana de Salvador, já deverá ter mudança no projeto, com novo aporte de R$ 1 bilhão e possível ampliação na capacidade de produção de carros híbridos e elétricos.
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Nesta quinta-feira (5), a BYD lançou seu SUV elétrico mais barato para o mercado nacional, o Yuan Pro, ao preço sugerido inicial de R$ 182.800. Porém, não vinculou a apresentação a qualquer notícia sobre a produção local de veículos.
Sem partir da própria montadora, a informação de novo investimento foi dada pelo senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado Federal, em entrevista dada na última semana de agosto à emissora baiana do grupo Antena 1. Em seguida, a declaração foi reproduzida no site oficial do político.
O assunto principal da entrevista foi a disputa entre Elon Musk, dono da Tesla e do X, com o Supremo Tribunal Federal (STF). Mas o senador, ao rebater declarações de Musk sobre não atratividade do Brasil para investidores estrangeiros, afirmou que a BYD iria ampliar seus investimentos no país.
“Significa que as pessoas estão voltando a investir, a abrir negócios. E o Brasil está muito procurado do ponto de vista de investidor estrangeiro. Aqui na Bahia, a gente tem tido um trabalho incessante agora, com a fábrica chinesa de carros elétricos [BYD, instalada em Camaçari], que deve anunciar ampliação de praticamente mais R$ 1 bilhão em investimentos”, apontou o senador.
Como é o projeto da BYD na Bahia
Se confirmado, o aporte extra elevaria o montante investido na fábrica baiana para R$ 6,5 bilhões. Até agora, R$ 288 milhões foram usados efetivamente na compra do terreno que era da Ford. Em março, investimento de R$ 5,5 bilhões foi anunciado, prevendo todo o desenvolvimento do polo fabril.
No total, o projeto da BYD no Brasil deve contar com 25 instalações, incluindo linhas de produção e estruturas de fornecedores, um total de 10 mil empregos diretos e indiretos e entrega de até 150 mil carros ao ano.
O início de operações está programado para 2025, a princípio com montagem de peças e partes das carrocerias montados parcial ou totalmente na China (procedimentos chamados de SKD e CKD, respectivamente).
Depois, em segunda fase, os modelos seriam nacionalizados e está previsto até mesmo o lançamento de modelos híbridos com motores a combustão do tipo flex, movidos a gasolina e etanol. Fala-se ainda no possível beneficiamento local de baterias, formando o chamado "Vale do Silício Brasileiro", plano também não confirmado.
Ainda não se sabe quais modelos serão fabricados localmente, mas especula-se que a lista conte com os elétricos Dolphin Mini (hatch subcompacto) e Yuan Pro (SUV compacto), bem como os híbridos King (sedan médio) e até mesmo a inédita picape Shark (que inicialmente será fabricada no México).
BYD confirma cronograma da fábrica
Durante o lançamento do Yuan Pro, o vice-presidente da BYD Brasil, Alexandre Baldy, afirmou que a obra em Camaçari seguirá o cronograma.
"Nosso objetivo é que o primeiro prédio em Camaçari esteja concluído em outubro. É uma obra que tem muita velocidade já que os investimentos são expressivos", afirmou Baldy.
De acordo com dados de emplacamento da Fenabrave, entidade que reúne os concessionários de todo o país, a BYD já é a 10ª marca no mercado local, com 3% de representação em 2024.
Considerando apenas o mercado de eletrificação, a marca é líder no Brasil, com 30% de participação entre modelos híbridos (2.900 unidades de janeiro a agosto) e 75% entre os elétricos (com 3.800 unidades), ou quase 8 em cada 10 carros elétricos vendidos no país este ano.
No acumulado de 2024 até agora, e considerando apenas o varejo de veículos comerciais leves, o Brasil já emplacou 67.791 unidades de carros híbridos, somando ainda 40.559 carros 100% elétricos.