Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Brasil tem novo líder no mercado de carros elétricos; veja os números

Por| Editado por Jones Oliveira | 07 de Fevereiro de 2022 às 09h05

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech

O Volvo XC40 Pure Electric foi o carro elétrico mais vendido do Brasil em janeiro de 2022. Segundo levantamento da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), o SUV da montadora sueca emplacou 107 unidades no primeiro mês do ano, superando o segundo colocado com quase o dobro de carros vendidos.

Segundo a entidade, o mês de janeiro registrou 367 emplacamentos de carros 100% elétricos no Brasil, sendo o modelo da Volvo responsável por quase um terço dessas vendas. O segundo colocado, o Nissan Leaf, líder em 2021, teve 41 unidades negociadas,

"Ter o nosso primeiro lançamento elétrico liderando a venda de veículos elétricos no Brasil é nosso objetivo. Não são apenas números: para a Volvo Car Brasil, o sucesso do XC40 Recharge Pure Electric indica que estamos no caminho certo para um futuro de mobilidade mais sustentável", destacou o diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil, João Oliveira.
Continua após a publicidade

Ainda segundo a ABVE, o Brasil tem um pouco mais de 5 mil carros elétricos em circulação, sem contabilizar os modelos comerciais ou superleves. Para o presidente da entidade, Adalberto Maluf, o país ainda pode crescer muito mais dentro desse segmento: "Precisamos ampliar a descarbonização da mobilidade com a ampliação do etanol, dos híbridos flex e também dos elétricos a bateria, que são hoje a maior tendência mundial".

Em 2021, o Brasil teve o melhor desempenho de sua história no mercado de carros elétricos, com 2.860 unidades vendidas.

Continua após a publicidade

Eletrificados em geral

Somando todos os eletrificados, o Brasil teve 2.558 emplacamentos em janeiro, o melhor da história dentro dos registros da ABVE, com crescimento de 93% em relação ao mesmo período de 2021. O líder entre todos os eletrificados foi o Toyota Corolla Cross, com 908 emplacamentos na versão Hybrid.

Por tipo de motorização elétrica, as vendas de janeiro foram as seguintes:

  • 542 HEV (elétrico híbrido): 60% do total;
  • 649 PHEV (elétrico híbrido plug-in): 25,5%;
  • 367 BEV (elétrico plug-in totalmente a bateria): 14,5%.
Continua após a publicidade

Fonte: ABVE