Publicidade

BMW será 1ª montadora do mundo a usar plataforma em nuvem da Amazon

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação//BMW
Divulgação//BMW

O BMW Group está com o foco voltado para a inovação. Pouco depois de anunciar um acordo que levará jogos de vídeogame para a tela da central multimídia, uma nova parceria foi firmada de olho no futuro do segmento automotivo, desta vez com o Amazon Web Services (AWS).

A colaboração estratégica fará com que a montadora alemã se torne a 1ª do mundo a utilizar o software do AWS para gerenciar dados de seus veículos conectados. A ideia é que ele seja integrado à plataforma “Neue Klasse” na futura linha de carros elétricos e, então, aumente a velocidade e o volume de processamento.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade
“Já temos cerca de 20 milhões de veículos amplamente conectados na estrada hoje. Quando o 'Neue Klasse' for lançado, nossa plataforma de nuvem offboard, desenvolvida pelo AWS, processará aproximadamente o triplo do volume de dados do veículo em comparação com a geração atual de modelos BMW. Junto com o AWS, continuaremos a criar soluções inovadoras, permitindo-nos desenvolver novas funções orientadas por dados e disponibilizá-las aos clientes mais rapidamente", comentou Nicolai Krämer, vice-presidente de Plataformas de Conectividade de Veículos da BMW.

Segundo a BMW, o acordo firmado marca uma continuação do trabalho colaborativo iniciado entre as empresas em 2015. A montadora alemã ainda faz questão de pontuar que "como em todas as colaborações anteriores, o BMW Group mantém o controle total e exclusivo dos dados e cumpre os regulamentos de proteção de dados aplicáveis ​​nos respectivos mercados".

Armazenamento em nuvem seguro

A BMW afirmou que segurança é a prioridade número 1 e que a utilização do sistema em nuvem do AWS é imune a hackers ou outras modalidades de crimes cibernéticos. A empresa afirmou ainda que a Amazon Web Services ficará responsável pelo fornecimento de infraestrutura e serviços em nuvem, mas que "sem acesso ou insights sobre dados gerados pela frota de veículos conectados do BMW Group".

Apenas os especialistas de domínio interno da montadora, incluindo desenvolvedores de apps de veículos, gerentes de frota, cientistas de dados e inteligência artificial, inteligência de negócios e engenheiros de desenvolvimento terão acesso aos dados.

O acesso acontecerá por meio de um mecanismo de autoatendimento. "Ele reúne dados de veículos de streaming, adiciona facilmente novos dados, configura o acesso de acordo com as políticas de governança e monitora a qualidade e a integridade das fontes", assegurou a marca.