Publicidade

Audi lança app para acabar com “ansiedade de recarga”

Por| Editado por Jones Oliveira | 23 de Fevereiro de 2024 às 17h08

Link copiado!

Divulgação/Audi
Divulgação/Audi
Tudo sobre Audi

A Audi lançou nesta sexta-feira (23) o Audi e-tron, aplicativo que promete acabar com um dos maiores problemas de quem é dono ou usuário de carros elétricos: a ansiedade de recarga.

Para quem não sabe, a ansiedade de recarga é aquela sensação que todo motorista tem logo ao dar a partida em um carro elétrico: a de não saber se vai conseguir chegar ao seu destino, independentemente da porcentagem de bateria que o sistema esteja mostrando.

Disponível para usuários de Android Auto ou Apple CarPlay, o app Audi e-tron, que leva o mesmo nome dos carros da família elétrica da marca alemã, foi desenvolvido em conjunto com a Easy Volt para facilitar a vida de todos os motoristas que fazem uso de carros elétricos, sejam eles da marca Audi ou não.

Continua após a publicidade
“Estamos presenciando em tempo real a transição para a mobilidade elétrica e, nesse momento, é essencial a união de forças entre os players do setor automotivo para que o usuário tenha em mãos não somente mais opções de carros eletrificados, mas também uma rede integrada e adequada à demanda crescente de carregadores”, comentou Renato Celiberti, Gerente Sênior de Gerenciamento de Produto da Audi.

Gustavo Tannure, CEO da Easy Volt, complementou: “É uma experiência do usuário para o usuário, pois, dentro do aplicativo Audi e-tron é possível encontrar diversas redes em um mesmo lugar”.

Continua após a publicidade

Qual o diferencial do app Audi e-tron?

Vocês podem estar se perguntando qual a grande novidade do app Audi e-tron, já que outras fabricantes, como a Volvo, e empresas, como a Plugshare, há tempos têm seus próprios apps que também mapeiam os carregadores espalhados pelo Brasil. A resposta é simples:

Conforme o spoiler dado pelo executivo da Easy Volt, o grande diferencial do Audi e-tron app é, segundo Gabriel Amabile, Consultor de Eletrificação da Audi do Brasil, “mitigar a dor que o usuário sente por cada carregador demandar de um aplicativo diferente”.

O executivo reforçou que a Easy Volt trabalha com o protocolo de informação OCPI, que mapeia, em tempo real, não apenas a localização dos carregadores, tanto da Audi quanto dos parceiros, mas também se ele está livre e funcionando perfeitamente. “Esse é o primeiro app de uma montadora que interliga vários fornecedores”, exaltou.

Continua após a publicidade

Outras funções que diferenciam o app Audi e-tron dos já existentes são as seguintes:

  • Traça rota até o local por meio do Waze ou do Maps;
  • Manda mensagem SMS para o celular cadastrado informando porcentagem da recarga;
  • Pagamento feito via cartão, dentro do próprio app;
  • Suporte técnico 24/7.
Continua após a publicidade

Audi já investiu milhões em infraestrutura

O lançamento do aplicativo foi a cereja do bolo de um workshop sobre eletrificação especialmente preparado pela Audi. Além de revelar os principais pontos do novo app, a montadora alemã também revelou sua preocupação com a infraestrutura brasileira para se adequar ao crescimento do segmento de carros eletrificados.

Os executivos lembraram que tão importante quanto os lançamentos de novos carros é a atenção necessária à infra de carregamento. Por conta disso, os investimentos na área já foram grandes e tendem a ser ainda maiores. A Audi revelou que já foram aplicados R$ 87 milhões na instalação de 240 carregadores no país:

  • 110 AC, de 22 kW, em “locais estratégicos”;
  • 35 DC, de 150 kW, em parceria com a Raízen;
  • 40 de 150 kW em concessionários Audi;
  • Uma estação de recarga super-rápida, de 350 kW, em Riviera de São Lourenço, no Litoral Norte de São Paulo.
Continua após a publicidade

Segundo a Audi, os investimentos estão apenas começando, pois, a partir de 2026, todos os modelos da marca serão 100% elétricos, e a partir de 2033 não haverá mais comercialização de veículos a combustão. O app Audi e-tron, portanto, será cada vez mais importante dentro da estratégia global da marca alemã.