Publicidade

Apple Car | Tudo o que sabemos sobre o possível carro da Apple

Por  | 

Compartilhe:
Apple Car | Tudo o que sabemos sobre o possível carro da Apple
Apple Car | Tudo o que sabemos sobre o possível carro da Apple
Tudo sobre Apple

A indústria automotiva caminha para a eletrificação e automação completa dos carros e demais veículos. Mesmo que isso leve anos ou décadas, é uma trajetória sem volta e seremos pegos por essas mudanças quer queiramos ou não. E se há tecnologia envolvida nisso (e muita), é praticamente impossível que as gigantes do setor não se interessem e participem ativamente do avanço da mobilidade nesse sentido.

A empresa fora do ramo automobilístico que talvez esteja mais interessada em entrar de vez no mundo dos automóveis elétricos e autônomos é a Apple, que desde 2016 trabalha no desenvolvimento de um projeto interno apelidado de "Project Titan". Desde então, ele já passou por diversas mudanças estruturais, idealizações, projeções, mas ainda sem qualquer confirmação por parte da gigante de Cupertino.

Aqui no Canaltech já noticiamos inúmeros rumores acerca deste possível automóvel, mas é notório que, nas últimas semanas, diversas informações começaram a surgir com ainda mais força do que antes, o que nos sugere que o projeto pode, finalmente, dar as caras de modo oficial e abalar as estruturas do mercado automotivo e do tecnológico.

Onde há fumaça, há fogo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O que será o Apple Car?

Para qualquer apaixonado por carros, é muito divertido pensar e projetar um produto, mas sejamos realistas e vamos trabalhar com o que temos. A Apple tem como característica pensar à frente, trazer inovações a todo o momento e sempre disponibilizar produtos premium, sem muitas variantes.

Pode ser uma cortina de fumaça ou pode ser a mais pura verdade, mas mesmo diante de todo o processo de "fritura" da Apple com os sul-coreanos, se livrar de um projeto que pode ter como aporte inicial de cerca de R$ 3,6 bilhões não parece uma atitude muito sábia, sobretudo em se tratando de uma empresa conservadora, estruturada e com alto investimento em eletrificação.

Palpite

Morando no Brasil, a apuração desse tipo de caso fica bem complicada, mas podemos fazer algumas análises e dar alguns pitacos sobre o tema.

Em primeiro lugar, o Apple Car vai, sim, ser lançado, mas não na linha do tempo especulada pelos analistas. Os mais otimistas trabalham com algo em torno de 2024, 2025. Mas o mais provável é que isso aconteça por volta de 2030 — e os motivos são vários.

Como todos sabem, ainda estamos em meio a uma pandemia e se há falta de insumos para vacinas, quem dirá para fazer um novo carro absolutamente do zero? Portanto, se carros mais simples estão atrasando, o Apple Car ultratecnológico também deve, sobretudo se levarmos em conta que as tecnologias que ele trará ainda nem estão prontas e homologadas.

Continua após a publicidade

Por mais que haja avanços a até promessas, como a de Elon Musk, que garantiu que seus Tesla terão pacotes autônomos de nível máximo até o fim do ano, levar passageiros sem a necessidade de um controlador humano está longe de ser realidade. Uma coisa é uma série de empresas se prontificarem a fornecerem um serviço de transporte e se responsabilizarem por eventuais acidentes e falhas, outra é uma empresa jogar o produto no seu colo e dizer: pode sair por aí sem se preocupar.

Fazer um carro "comum" leva tempo, por volta de três, quatro anos. E como estamos falando de um Apple, ele será premium, top e para poucos.

Vai demorar e muito!