Publicidade

Review Mercedes-Benz C300 | Terno, gravata, tecnologia e diversão

Por| Editado por Jones Oliveira | 19 de Março de 2023 às 09h00

Link copiado!

Review Mercedes-Benz C300 | Terno, gravata, tecnologia e diversão
Review Mercedes-Benz C300 | Terno, gravata, tecnologia e diversão

Lançada em 2022, a nova geração do Mercedes-Benz Classe C foi um marco na história da empresa alemã. Considerado um de seus principais produtos — se não for o principal —, o sedan médio sempre fez sucesso no Brasil e já há algum tempo precisava de uma profunda mudança, mais em termos de conteúdo do que propriamente na dinâmica e no desempenho. E essa mudança veio, trazendo melhorias em praticamente tudo.

A versão C300 AMG-Line é a topo de gama do Classe C. Recebeu mais equipamentos tecnológicos, itens de segurança, motor um pouco mais forte, uma ajudinha da eletrificação e, claro, um design completamente novo, mesclando perfeitamente maturidade, jovialidade e esportividade — mas sem perder a elegância.

O primeiro Mercedes-Benz testado pelo Canaltech não poderia ser outro e vamos te contar como foi a experiência com o sedan premium.

Continua após a publicidade

Conectividade e Segurança

Como de praxe, começamos nossa análise pela parte que mais interessa aos canaltechers: a tecnologia. No caso do Mercedes C300 AMG-Line, faltam adjetivos para expressar o quão bom ele é nesse aspecto. Talvez inteligente, no melhor sentido da palavra, lhe caia bem.

Tudo foi bem pensado nesse sedan para trazer a melhor experiência de uso do ponto de vista tecnológico. Desde os equipamentos de série que cuidam da sua segurança, até o simples posicionamento do cluster digital e da central multimídia, os mais completos que vimos até hoje em nossos testes automotivos.

Continua após a publicidade

E, sim, o Mercedes C300 vem com tudo o que você precisa em termos de segurança ativa. Ele conta com alerta de colisão frontal com detecção de pedestres e ciclistas, frenagem automática de emergência capaz de detectar carros parados em estradas em até 100 km/h, piloto automático adaptativo avançado, alerta de ponto cego, assistente de estacionamento semiautônomo, câmera 360º, alerta de saída de faixa com correção ativa, centralizador de faixa e faróis matriciais com comutação automática.

Isso o que listamos lhe serve para tornar a viagem mais segura, seja na cidade ou na estrada. O uso do piloto automático adaptativo que o C300 oferece foi um dos melhores que já vimos aqui no Canaltech, com uma precisão impressionante e a capacidade de reação extremamente rápida, graças ao processamento avançado do carro, que conta com a Nvidia como uma das fornecedoras.

No entanto, queremos transmitir um pouco do que é o convívio com esse carro para além do que está “ao volante”. Com itens que realmente não tínhamos, até o momento, visto em outros modelos.

Continua após a publicidade

O primeiro deles foi o detector de semáforos. Graças à câmera posicionada na altura do retrovisor interno, o C300 consegue ver o status do farol, mesmo aqueles em que nós, por razões de posicionamento, não conseguimos ver. Isso acontece muito em grandes cidades, nas vias de convergência e cruzamentos. Ele não avisa quando o sinal está verde, por exemplo, mas expõe na tela com extrema nitidez do que está à sua frente.

Outro recurso que adoramos e que mostra como esse carro é inteligente é o sistema para ajuste automático do banco do motorista. Ao selecionar esse modo, informando a sua altura, o carro ajusta o banco e o volante da maneira mais confortável possível. E isso, acreditem, funciona espetacularmente. Fizemos o teste para uma pessoa com 1,85m, que no caso é este repórter, e para uma pessoa de 1,67m, a minha esposa. Em ambos, foi perfeito.

Isso sem falar no convívio com o MBUX, o sistema operacional e de inteligência artificial da Mercedes. Sabíamos da fama do recurso acompanhando o trabalho de outros colegas de imprensa, mas nos testes fomos ainda mais surpreendidos com a competência.

Continua após a publicidade

Vários comandos são possíveis por meio da voz, sempre começando com um “Hey, Mercedes”. Desde a mudança da temperatura do ar-condicionado até dos modos de condução. Além disso, dá para deixar tudo pré-definido em perfis, que o carro se ajusta conforme a pessoa que estiver no comando, desde a playlist musical, cor da luz ambiente até rotas no GPS nativo.

Lembra quando usamos a palavra inteligente para definir o nível de recursos que o Mercedes C300 tem? Pois bem, aqui tudo está à sua disposição, mas quase nada é intrusivo. Os recursos se apresentam a você conforme sua ação ou necessidade. Isso é feito graças ao elo entre o MBUX e os próprios sistemas de segurança e infotenimento.

Sentimos falta, porém, de um sistema de concierge, algo que certamente deveria estar em um sedan premium. De todo modo, há um sistema de proteção antifurto chamado de Urban Guard Plus, que, ainda bem, não precisamos usar. Mas, segundo a marca, é completamente antiarrombamento e fornece, inclusive, a desativação da chave em caso de emergência.

Continua após a publicidade

Gameficação

Algo que também ajuda a exemplificar um pouco desse tino tecnológico do Mercedes C300 é como a empresa retratou seus assistentes de condução, sobretudo no modo em como eles aparecem para o motorista no cluster principal e no head up display.

A montadora fez uso de gameficação para traduzir de maneira intuitiva e completa o que o carro está fazendo e quais ações são realizadas pelos sistemas, desde meras curvas a fechadas bruscas de carros na via. Tudo aparece no cluster (se você quiser).

Continua após a publicidade

Cromoterapia

Normalmente falaríamos desse recurso mencionando o conforto, mas ele foi tão bem pensado que merece entrar no aspecto tecnológico. Praticamente todos os carros mais equipados da Mercedes-Benz contam com um excelente sistema de cromoterapia, sempre trabalhando em parceria com o MBUX.

Tudo bem, outros carros também fornecem iluminação ambiente personalizável, mas a experiência com o Mercedes C300 elevou essa percepção a outro nível. Como citamos, o MBUX age de modo inteligente e configura o carro também utilizando a inteligência artificial. Com as cores, há a transformação gradual dos tons de acordo, por exemplo, com o comportamento do carro, ou se o motorista quiser um ambiente mais relaxado.

Continua após a publicidade

Para efeito de teste e também de segurança, escolhemos cores mais, digamos, vivas, no período noturno, para ficarmos mais espertos com o entorno. Mas, poderíamos, se necessário, transformar a cabine do C300 em uma balada psicodélica.

Demais itens de segurança, conectividade e entretenimento

O Mercedes C300 vem, de série, com seis airbags, controles de estabilidade e tração, sistema de som assinado pela Burmester e espelhamento sem fio do Android Auto e Apple CarPlay.

Continua após a publicidade

Experiência de Uso e Conforto

A nova geração do Mercedes Classe C recebeu atualizações discretas nas motorizações disponíveis, tanto no C200 quanto no C300. No caso da variante topo de linha, segue o mesmo motor 2.0 turbo 4 cilindros que despeja 258cv de potência e 40,8 kgf/m de torque. Para ajudá-lo em arrancadas e outras situações de funcionamento, a Mercedes utilizou-se da eletrificação e instalou um pequeno motor elétrico de 27cv e 20,4 kgf/m, que se não ajuda tanto no desempenho do carro, pelo menos deu uma mãozinha no consumo, que se não é um espetáculo, também não chega a irritar.

Esse talvez seja o único ponto negativo sobre o desempenho do C300. O motor ou alternador elétrico age muito pouco para trazer algum tipo de benefício ao carro. Durante nossos testes, o indicativo “EQ” mostrou que usamos pouco esse recurso, mesmo durante o uso urbano, em tese, com mais “saídas” do que na estrada.

Continua após a publicidade

Mas falando do comportamento do carro em si, não há o que reclamar. O C300 é extremamente ágil e forte, com acelerações intensas e que te grudam no banco, mesmo não um dos mais potentes veículos da montadora alemã. A tração traseira e o bom escalonamento do câmbio automático de nove marchas ajudam nessa performance.

Já na dirigibilidade, o Mercedes C300 é capaz de te conquistar tão ou mais do que concorrentes diretos. A Mercedes seguiu o seu DNA e trouxe muito conforto na suspensão, que é adaptável de acordo com os modos de condução. Mas isso não tirou a capacidade do sedan de fazer curvas e ter um belo “chão”. Tudo é muito seguro e preciso. A direção elétrica também é bem ajustada a depender de como você quer guiar o carro.

Espaço interno e comodidades

Continua após a publicidade

Assim como acontece no BMW Série 3, o Mercedes Classe C é um sedan médio premium que, por melhor que sejam suas medidas, não entrega um enorme espaço interno para seus ocupantes. Quem viaja na frente, terá o máximo de conforto e comodidades, mas na fileira traseira, pessoas mais altas podem ter dificuldades.

O Mercedes C300 tem 4,75m de comprimento, distância entre-eixos de 2,86m e largura de 1,82m. Os bancos são muito confortáveis e abraçam a todos os 4 ocupantes possíveis, já que, por ser um carro com tração traseira, o túnel central é muito alto e rouba o lugar de um adulto.

Em termos de itens de conforto e comodidades, o Mercedes C300 dispõe de ar-condicionado com quatro zonas, aquecimento dos bancos dianteiros, sensores crepusculares e de chuva, retrovisores interno e externos eletrocrômicos, comando remoto do porta-malas, chave presencial, partida por botão, freio de mão elétrico, função auto-hold e sistema start-stop.

Design e Acabamento

Os carros da Mercedes são conhecidos por terem um dos melhores acabamentos do mercado premium e isso pode ser atestado no convívio com o Mercedes C300. A cabine é puxo luxo, mas sem passar a sensação de que é exagerada. Há um ótimo convívio dos apetrechos tecnológicos com o couro, soft touch e aço escovado por portas e painel frontal.

Sentimos que nessa geração o Classe C recebeu um toque de jovialidade, mas sem deixar de ser elegante e maduro, como ele deve sempre ser. Confesso ser um fã desse modelo e fiquei “preocupado” com o anúncio da nova geração no ano passado, mas isso logo passou quando vi o carro de perto e, claro, quando convivi com ele.

Falando especificamente do design, o sedan parece mais musculoso e esportivo, principalmente pelo pacote visual da AMG, a divisão esportiva da Mercedes. Entretanto, há sobriedade mesmo quando se tenta ter mais prazer, como é o caso desse conjunto.

A traseira, ora criticada por haters na internet, foi brilhantemente solucionada sem tantas mudanças quanto as que ocorreram na dianteira. Todo o conjunto óptico é em LED e as luzes na frente são matriciais.

Concorrentes

Os concorrentes diretos do Mercedes-Benz C300, bem como do Classe C em geral, são o BMW 330i (e demais versões da Série 3) e o Audi A4, que custam a partir de R$ 400 mil.

Mercedes-Benz C300 AMG-Line: Vale a pena?

O Mercedes-Benz C300 AMG-Line é um dos melhores carros que já testamos aqui no Canaltech. Essa sensação fica evidente quando pensamos, sobretudo, nos aspectos tecnológicos do carro, que saltam aos olhos e são muito úteis, não sendo mera perfumaria.

Mas, claro, quem compra um carro desses quer desempenho, esportividade, status e por aí vai. Bem, nesse aspecto, vá fundo. Vale a pena, sem dúvida. É como se vestíssemos um terno e gravata ambulantes, mas com muita potência e comportamento dinâmico impecável.

O Mercedes-Benz C300 AMG-Line pode ser encontrado em todo o Brasil por a partir de R$ 424.900.

No Canaltech, o Mercedes-Benz C300 AMG Line foi testado graças a uma unidade gentilmente cedida pela Mercedes-Benz do Brasil.