Tesla lança app para controlar funções básicas de carro a partir do Apple Watch

Por Redação | 03 de Fevereiro de 2015 às 18h08
photo_camera Reprodução

A Apple adiou novamente o lançamento do Apple Watch, que deve chegar ao público apenas em abril. No entanto, as novidades em torno do novo gadget estão apenas começando. A Tesla Motors pode ser uma das empresas a agitar ainda mais a estreia do dispositivo com um aplicativo capaz de controlar funções básicas de um carro a partir do relógio inteligente da Maçã.

O objetivo do aplicativo é que os proprietários de modelos Tesla S sejam capazes de ter o controle remoto de seus veículos a partir do pulso, afirma o site Mashable. Entre as funções que estão sendo inseridas no aplicativo está de bloquear e desbloquear o carro, ligar os faróis, monitorar a temperatura interna e as luzes, quilometragem e vida útil da bateria.

O desenvolvedor do app é a empresa ucraniana Eleks, que está usando o Apple WatchKit para trabalhar na ferramenta. O kit disponibilizado pela Apple auxilia terceiros que desejam criar aplicativos para o próximo dispositivo da empresa. A Eleks, no entanto, fez reclamações sobre o WatchKit que, segundo ela, é limitado e portanto não permite que os desenvolvedores trabalhem em recursos mais avançados para o aparelho. Entre as restrições está a falta de acesso ao acelerômetro, giroscópio, aos alto-falantes e microfone, afirmou a empresa.

A Eleks usou a página do projeto para o aplicativo para falar sobre as limitações do Apple WatchKit. “Agora podemos dizer com confiança que a criação de qualquer coisa realmente necessária e totalmente funcional para o Apple Watch com a versão SDK atual é muito, muito difícil, e muitas das coisas prometidas para o lançamento que eram perfeitas para algumas ideias de negócio ainda não estarão totalmente disponíveis”.

Mesmo com as limitações encontradas pela equipe, um primeiro vídeo promocional do que o aplicativo para Apple Watch será capaz de fazer no Tesla já deixa alguns proprietários ansiosos para o lançamento do relógio.

Markiyan Matsekh, um dos desenvolvedores da Eleks, afirmou que o projeto evoluiu desde seu objetivo inicial. “No início, o aplicativo foi concebido para ser uma demonstração do que o Apple Watch é capaz de fazer para as marcas, e depois de uma reação positiva tanto do Apple Watch quanto da Tesla, vamos certamente considerar lançá-lo”.

Uma das questões que estão sendo analisadas pela Tesla é de que proprietários de veículos da marca já têm um aplicativo auxiliar para o iPhone. A Eleks ainda considerou outro ponto crítico para o lançamento do aplicativo, o Apple CarPlay. Segundo a empresa, se o Apple Watch fizer sucesso com este tipo de aplicativo, o projeto de carro da Apple pode se tornar obsoleto antes mesmo de ser lançado. Portanto, o aplicativo do Tesla para Apple Watch ainda terá que passar por uma série de obstáculos para ser realmente disponibilizado para o público.

Fonte: http://mashable.com/2015/02/02/tesla-app-for-apple-watch/

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.