Google planeja lançar carros sem condutor para fazer entregas rápidas

Por Redação | 03 de Novembro de 2012 às 15h53
photo_camera Digital Trends

A tecnologia do Google para carros sem condutores já está sendo utilizada nas ruas de algumas cidades do estado da Califórnia, Estados Unidos. O sistema está disponível em São Francisco para os funcionários do Google, seus familiares e amigos. Mas, agora, a empresa planeja usar seus veículos para a entrega de mercadorias compradas via internet no mesmo dia. Com o seu mecanismo, a gigante da Web planeja fechar parcerias com varejistas da região para facilitar a distribuição de mercadorias e evitar que os estoques e armazéns fiquem muito lotados.

Atualmente, quando compramos algo pela internet existe um prazo minímo de entrega que pode levar de dois dias a mais de uma semana. Mas o Google, assim como o Walmart, Amazon e eBay já não consideram essa demora algo muito benéfico e prático e, por isso, essas empresas estudam maneiras para realizar entregas no mesmo dia.

Carros sem condutor do Google

Reprodução: Digital Trends

Segundo o jornal The New York Times, algumas empresas de São Francisco, além de outras com entrega em todo o território norte-americano, já teriam assinado com o Google para a utilização dos veículos automáticos em sua entrega.

Logisticamente, os carros sem condutores iriam ser programados para uma série de entregas, ou seja, assim que ele confirmar que o produto foi entregue em determinado endereço, já seguiria diretamente para o seu próximo destino. Além disso, o Google também terá que achar uma solução para os consumidores que não estiverem em casa na hora da entrega do seu produto como, por exemplo, agendar um horário.

Os benefícios que a entrega no mesmo dia podem trazer aos clientes são inúmeros, possibilitando o recebimento quase imediato do produto e evitando algumas discussões rotineiras devido aos atrasos. Ainda segundo o Times, o sistema também poderá comprometer os pequenos varejistas, que contam com o diferencial de permitir que seus clientes levem suas mercadorias logo após efetuarem sua compra.

Para o Google, o sistema de entrega diária será o passo ideal para ocupar seu próprio espaço no mercado de e-commerce, aumentar o tráfego para os seus serviços e também sua receita com publicidade, já que todo o processo de compra, pagamento e entrega seria efetuado pela empresa.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.