Ferrari SP48 Unica | Superesportivo exclusivo é um monstro com unidade única
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
A Ferrari SP48 Unica, apresentada pela montadora italiana na última semana, faz jus ao nome. O superesportivo é um carro chamado de One-Off. Não sabe o que é isso? A gente explica.
- Carros raros | 10 modelos incríveis e o que faz deles tão únicos
- 5 carros superesportivos mais incríveis do mundo
One-Off é a designação aplicada a um carro que tem apenas um exemplar produzido. E a Ferrari SP48 Unica é exatamente isso. Ela foi desenvolvida levando em consideração a vontade do proprietário, que trabalhou em conjunto com o departamento de design da marca em Maranello.
O resultado ficou extraordinário. Desenvolvida sob a direção do designer-chefe Flavio Manzoni, a Ferrari SP48 Unica é uma berlinetta esportiva de dois lugares baseada na plataforma F8 Tributo.
Segundo a Ferrari, o design extremamente agressivo do exclusivo modelo nasceu por meio do uso intensivo de técnicas de modelagem procedimental-paramétrica e prototipagem 3D. Isso permitiu aos projetistas do Centro Stile Ferrari, e aos engenheiros de Maranello, redesenhar completamente a forma do grelha e as entradas de ar do motor.
"O carro atinge o objetivo de transformar um modelo existente de forma original e eficaz, inspirando-se e ao mesmo tempo homenageando os valores centrais da marca, nomeadamente paixão e inovação", gabou-se a marca.
Aerodinâmica é marca da Ferrari SP48 Unica
A Ferrari explicou que os engenheiros tiveram preocupação especial com a aerodinâmica da Ferrari SP48 Unica. Afinal, até por se tratar de uma peça única, ela teria que fazer jus à fama de "veloz e furiosa" dos carros da marca.
"No SP48 Unica, o estudo termofluido-dinâmico foi preciso e refinado, garantindo o cumprimento das especificações térmicas e a obtenção de um novo ponto de equilíbrio aerodinâmico", comentou a marca.
As principais mudanças em relação ao F8 tributo estão nas entradas de ar do para-choque dianteiro e debaixo do spoiler traseiro, estas usadas para resfriar o motor.
De acordo com os engenheiros, tal configuração do permite que uma entrada de ar dedicada à refrigeração dos intercoolers seja colocada logo atrás das janelas laterais, reduzindo o tamanho das saídas de ar.
Por dentro, da SP48 Unica manteve a identidade do F8 Tributo, ou seja, baseia-se na eliminação do vidro traseiro e na busca por uma combinação de cores exclusiva.
A montadora não divulgou quanto tempo o projeto da Ferrari SP48 Unica levou para ficar pronto, quanto custou para o cliente e, muito menos, quem é o feliz proprietário de uma supermáquina que é, ao pé da letra, "única" no mundo.