Ferrari SP48 Unica | Superesportivo exclusivo é um monstro com unidade única

Ferrari SP48 Unica | Superesportivo exclusivo é um monstro com unidade única

Por Paulo Amaral | Editado por Jones Oliveira | 08 de Maio de 2022 às 08h00
Divulgação/Ferrari

A Ferrari SP48 Unica, apresentada pela montadora italiana na última semana, faz jus ao nome. O superesportivo é um carro chamado de One-Off. Não sabe o que é isso? A gente explica.

One-Off é a designação aplicada a um carro que tem apenas um exemplar produzido. E a Ferrari SP48 Unica é exatamente isso. Ela foi desenvolvida levando em consideração a vontade do proprietário, que trabalhou em conjunto com o departamento de design da marca em Maranello.

Ferrari SP48 Unica teve apenas uma unidade produzida em Maranello (Imagem: Divulgação/Ferrari)

O resultado ficou extraordinário. Desenvolvida sob a direção do designer-chefe Flavio Manzoni, a Ferrari SP48 Unica é uma berlinetta esportiva de dois lugares baseada na plataforma F8 Tributo.

Segundo a Ferrari, o design extremamente agressivo do exclusivo modelo nasceu por meio do uso intensivo de técnicas de modelagem procedimental-paramétrica e prototipagem 3D. Isso permitiu aos projetistas do Centro Stile Ferrari, e aos engenheiros de Maranello, redesenhar completamente a forma do grelha e as entradas de ar do motor.

"O carro atinge o objetivo de transformar um modelo existente de forma original e eficaz, inspirando-se e ao mesmo tempo homenageando os valores centrais da marca, nomeadamente paixão e inovação", gabou-se a marca.

Aerodinâmica é marca da Ferrari SP48 Unica

A Ferrari explicou que os engenheiros tiveram preocupação especial com a aerodinâmica da Ferrari SP48 Unica. Afinal, até por se tratar de uma peça única, ela teria que fazer jus à fama de "veloz e furiosa" dos carros da marca.

"No SP48 Unica, o estudo termofluido-dinâmico foi preciso e refinado, garantindo o cumprimento das especificações térmicas e a obtenção de um novo ponto de equilíbrio aerodinâmico", comentou a marca.

As principais mudanças em relação ao F8 tributo estão nas entradas de ar do para-choque dianteiro e debaixo do spoiler traseiro, estas usadas para resfriar o motor.

Engenheiros da Ferrari tiveram preocupação especial com a aerodinâmica do exclusivo modelo (Imagem: Divulgação/Ferrari)

De acordo com os engenheiros, tal configuração do permite que uma entrada de ar dedicada à refrigeração dos intercoolers seja colocada logo atrás das janelas laterais, reduzindo o tamanho das saídas de ar.

Por dentro, da SP48 Unica manteve a identidade do F8 Tributo, ou seja, baseia-se na eliminação do vidro traseiro e na busca por uma combinação de cores exclusiva.

A montadora não divulgou quanto tempo o projeto da Ferrari SP48 Unica levou para ficar pronto, quanto custou para o cliente e, muito menos, quem é o feliz proprietário de uma supermáquina que é, ao pé da letra, "única" no mundo.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.