Publicidade

Desenvolvedores Python poderão acessar bibliotecas de Delphi de graça no GitHub

Por| Editado por Claudio Yuge | 11 de Agosto de 2022 às 19h20

Link copiado!

Johnson Martin/Pixabay
Johnson Martin/Pixabay

As colaborações são essenciais em tempos de transformação digital, uma vez que a cooperação é importantíssima para que a inovação aconteça. Mas, apesar disso, boa parte das linhas de código escritas pelos quase 27 milhões de desenvolvedores programando no mundo não pode ser compartilhada. E iniciativas que oferecem bibliotecas gratuitas podem ajudar nesse cenário.

Com isso em mente, a empresa Embarcadero Technologies disponibilizou em sua conta no GitHub uma série de bibliotecas visuais que permitem que desenvolvedores que programam em Python possam usar a linguagem Delphi em suas codificações, e vice-versa, também sendo possível usar as bibliotecas Python da IDE RAD Studio.

Útil ao agradável para os desenvolvedores

Continua após a publicidade

De acordo com a empresa, essa iniciativa une o melhor de dois mundos, já que Python é bastante utilizada na construção de back-end de sites, regras de negócio e criação de sistemas que exigem aprendizado de máquina (ou machine learning, ML) e inteligência artificial (IA). Por outro lado, Delphi se destaca para aplicações front-end e no provimento de interfaces visuais.

“A integração do Delphi com Python é uma fórmula ganha-ganha”, diz o gerente de software da Embarcadero, Fernando Rizzato. “Devs Delphi passam a ter acesso aos muitos frameworks de ML e IA escritos em Python sem que precisem sair de seu ambiente de desenvolvimento nativo, e os Devs Python passam a contar com uma GUI rica e de alta performance não somente para Windows mas também MacOS, Linux e Android”, completa.

Além de ajudar a comunidade de desenvolvedores Python, o objetivo da iniciativa também é mostrar as vantagens da linguagem Delphi, a fim de ampliar seu público. “Queremos justamente diminuir as dores dos desenvolvedores Python, reduzindo o trabalho de codificação manual”, conta o executivo.

Dentro do GitHub do Delphi são oferecidos os seguintes repositórios:

Continua após a publicidade

DelphiFMX4Python: Módulo GUI Python desenvolvido pela estrutura FireMonkey do Delphi. Suporte ao desenvolvimento de GUI para Windows, MacOS, Linux e Android;

DelphiVCL4Python: Biblioteca VCL do Delphi como um módulo Python para construir a GUI do Windows;

P4D-Ciências de Dados: Coleção de wrappers Python leves baseados em Python4Delphi simplificando o desenvolvimento de Data Science com Delphi.

Movimento não é inédito

Continua após a publicidade

De acordo com Rizzato, esta é só a primeira iniciativa de atualizações e colaborações dentro do GitHub; e repositórios de Delphi dentro da plataforma receberão ainda mais bibliotecas. “Queremos ampliar ao máximo este ecossistema, permitindo tornar mais fluido o trabalho dos desenvolvedores Delphi e Python”, finaliza.

O movimento, porém, não é inédito, tendo começado dentro do GitHub com o indiano Pyscripter, que publicou o “python4delphi”. A biblioteca indiana oferece componentes gratuitos, que permitem aos desenvolvedores Delphi usar rotinas de Python para escreverem seus códigos.