Publicidade

Python | 5 mitos sobre a popular linguagem de programação

Por| Editado por Claudio Yuge | 09 de Março de 2022 às 17h20

Link copiado!

Artturi Jalli/Unsplash
Artturi Jalli/Unsplash

O Python é uma das linguagens de programação mais populares entre desenvolvedores em 2022. Como de praxe com qualquer coisa popular, rumores e mitos acabam surgindo sobre seu uso e suas verdadeiras características — muitos deles, inclusive, sem fundamentos.

Alguns desses mitos ao redor do Python podem gerar preocupação em desenvolvedores que não tenham contato direto com a linguagem de programação, dificultando assim o processo de aprendizado.

Visando mitigar esse problema, o site Analytics Insight preparou uma lista com os 5 principais rumores do Python, que compartilhamos a seguir. Confira:

Continua após a publicidade

Python é uma linguagem de script?

Um conceito errado comum entre desenvolvedores sem experiência com o Python é que ele seja somente uma linguagem de script — o que faria teoricamente ela só conseguir automatizar tarefas feitas por humanos.

A realidade, porém, é que embora o Python aceite sim esse tipo de programação, ele também conta com compiladores e demais funções que permitem desenvolvimento de softwares robustos.

Python não tem escalabilidade

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Programas desenvolvidos em Python podem sim ser escalonados, só não é um processo muito simples, já que envolve a identificação e uso mais otimizado da RAM do computador que irá executar o software assim como o uso permanente de banco de dados para acesso rápido as informações necessárias.

Python não tem suporte para simultaneidade

Simultaneidade é suportada pelo Python, embora que por padrão a língua necessite de um processo mais complexo de programação para a execução de diferentes partes do código em ordens variadas.

Continua após a publicidade

O processo pode ser facilitado com a utilização de frameworks, como o PyPy e Stackless, que tornam essa função mais intuitiva aos desenvolvedores.

Python não foi desenvolvido para ser utilizado em grandes projetos

Esse é um dos mitos mais sem fundamentos relacionados ao Python, já que sua grande variedade de bibliotecas de código facilmente acessíveis, escalabilidade e reusabilidade de código permitem que projetos enormes sejam desenvolvidos em maior velocidade que em outras linguagens.

Python é inseguro

Continua após a publicidade

Muitas pessoas acreditam que o Python, por conta de sua sintaxe mais simples do que outras linguagens de programação, é menos segura do que concorrentes. A verdade, porém, é que esse código conta com várias iniciativas de diferentes governos, inclusive dos EUA, para melhorar e conscientizar usuários sobre possíveis riscos no desenvolvimento.

Em sites como o do Centro de Cibersegurança do Canadá, é possível encontrar várias dicas e guias de como aumentar a segurança do Python, além de arquivos que possam melhorar a mitigação de ameaças da linguagem — mas assim como em outros códigos, é importante sempre ter boas práticas em mente durante a construção do software, se não tudo isso será em vão.

Fonte: Analytics Insight