Publicidade

Como fazer um portfólio no Medium

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Maio de 2024 às 20h00

Link copiado!

Andrew Neel/Unsplash
Andrew Neel/Unsplash

O Medium é uma plataforma que permite a você compartilhar conteúdo em formato de texto e se conectar com outros criadores, semelhante a uma rede social. O serviço pode ser usado não apenas para escrever artigos, mas também para montar um portfólio online que destaque suas habilidades e experiências.

A plataforma pode ser utilizada por profissionais de qualquer área, mas é especialmente recomendada para redatores, jornalistas, blogueiros, escritores criativos e de áreas relacionadas à comunicação e mídia. 

Como fazer um portfólio no Medium

Continua após a publicidade

Para fazer um portfólio no Medium, você pode seguir os seguintes passos:

  1. Acesse medium.com;
  2. Crie uma conta e entre em “Profile”;
  3. Clique em “Edit Profile” para editar o seu perfil;
  4. Insira foto, nome e uma descrição para sua biografia;
  5. Clique em “Write” para escrever uma nova publicação;
  6. Use as ferramentas de edição e inserção de blocos;
  7. Clique em “Publish” para prosseguir para a publicação;
  8. Defina uma imagem de capa e resumo do texto;
  9. Clique em “Publish now” para publicar;
  10. Publique novos textos para encorpar o seu portfólio.

Dicas para fazer um portfólio no Medium

Para elaborar um bom portfólio de conteúdo no Medium e destacar suas habilidades e experiências, siga estas dicas:

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Defina um público-alvo

Identifique os temas e assuntos que você deseja abordar em seu portfólio e defina um público-alvo para suas publicações — isso pode ajudar a criar uma comunidade de seguidores e leitores engajados com os seus textos.

Escolha um estilo de escrita

Também é importante desenvolver um estilo de escrita envolvente e que represente a sua identidade. Para conquistar o público, priorize uma escrita clara e coesa.

Continua após a publicidade

Diversifique os tipos de conteúdo

Experimente diferentes formatos de conteúdo — como artigos, ensaios e listas — para mostrar a sua versatilidade e ampliar seu alcance na plataforma.

Atenção aos elementos visuais

Além de bons textos, elabore os materiais com atenção aos elementos visuais. Você pode enriquecer seus artigos com imagens, infográficos ou vídeos relevantes para tornar o conteúdo mais atrativo e envolvente.

Continua após a publicidade

Utilize tags nas publicações

O Medium permite incluir tags e categorias para organizar as publicações e facilitar a busca por conteúdo. Por isso, analise com atenção quais são as tags que você deseja priorizar. 

Promova seu trabalho

Continua após a publicidade

Compartilhe seus artigos nas redes sociais e em outras plataformas online e envie-os para publicações relevantes no Medium para aumentar a visibilidade.

Organize seu perfil 

Coloque em destaque os artigos mais relevantes e representativos do seu portfólio na página inicial do seu perfil para chamar a atenção dos visitantes.

Interaja com os leitores

Continua após a publicidade

O engajamento com a audiência é essencial para construir uma comunidade em torno do seu nome ou marca. Por isso, responda aos comentários e mensagens dos leitores de forma educada e construtiva.

Mantenha uma frequência de publicações

Publique com frequência e mantenha seu portfólio no Medium atualizado com novos conteúdos para manter a relevância do seu perfil na plataforma.

Veja também como fazer um portfólio digital com sugestões de dicas e ferramentas online.