Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como fazer um portfólio digital

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Maio de 2024 às 16h00

Link copiado!

Rawpixel.com/Freepik
Rawpixel.com/Freepik

Você pode fazer um portfólio digital para exibir o seu trabalho, divulgar as suas habilidades e chamar a atenção de potenciais clientes e empregadores. Com o uso de ferramentas online, é possível criar um site de portfólio com recursos visuais atraentes e com o potencial de alcançar muitas pessoas.

O portfólio digital pode ser um cartão de visita para profissionais de diversas áreas, mas é especialmente interessante para quem trabalha com design, fotografia, desenvolvimento web, escrita criativa, marketing digital ou ilustração — que exigem uma forte presença online para divulgar suas habilidades visuais e criativas.

Como fazer um portfólio digital

Continua após a publicidade

Para fazer um portfólio digital bem estruturado, você deve seguir as seguintes etapas:

  1. Defina o propósito do seu portfólio;
  2. Escolha uma plataforma de criação e hospedagem;
  3. Elabore uma proposta de design atraente;
  4. Estruture uma boa divisão de seções;
  5. Inclua suas informações pessoais;
  6. Selecione os seus melhores trabalhos;
  7. Revise o conteúdo com atenção;
  8. Publique e compartilhe o seu portfólio.

Conheça abaixo as plataformas que você pode utilizar nessa criação e dicas para ter um portfólio bonito e bem elaborado.

Plataformas para criar um portfólio digital

Continua após a publicidade

Há várias plataformas e ferramentas online que você pode usar para montar e divulgar o seu portfólio digital de acordo com os objetivos almejados. Entre as opções estão:

1. Google Sites

O Google Sites é uma plataforma gratuita e fácil de usar, que oferece integração com outras ferramentas do ecossistema Google e conta com modelos prontos para a elaboração de portfólio. A solução não depende de conhecimentos de programação e permite criar uma página na web com simplicidade.

Continua após a publicidade

2. Adobe Portfolio

O Adobe Portfolio é uma ferramenta do pacote Creative Cloud ideal para designers e artistas que já utilizam outros produtos da Adobe, como Photoshop e Illustrator. Ele oferece templates profissionais e personalizáveis, além de integração com o Behance — rede social de propriedade da Adobe cujo objetivo é divulgar e descobrir trabalhos criativos.

3. WordPress

Continua após a publicidade

O WordPress é uma ferramenta versátil para criar sites, com opções de templates gratuitos para elaborar portfólio e vários recursos de personalização. Há também a opção paga do serviço que oferece funções adicionais e escolha de domínio próprio. 

  • Preço: gratuito, com versões pagas para recursos adicionais
  • Acesso em: wordpress.com

4. Wix

A plataforma Wix é conhecida por sua facilidade de uso que permite que qualquer pessoa, mesmo sem conhecimento técnico em programação, elabore um site completo. O serviço conta com vários modelos prontos para criar páginas de portfólio e possui planos pagos para quem deseja remover anúncios e ter um domínio próprio.

Continua após a publicidade
  • Preço: gratuito, com versões pagas para recursos adicionais
  • Acesso em: wix.com

5. Squarespace

O Squarespace é uma plataforma de criação de sites que apresenta uma grande variedade de templates para a elaboração de portfólios, com layouts classificados por áreas, temas e objetivos. O serviço conta com ferramentas para atração de tráfego, análise de desempenho, além de oferecer domínio próprio para os clientes.

Continua após a publicidade

Dicas para fazer um portfólio digital

Um portfólio digital bonito e bem elaborado pode capturar a atenção dos visitantes e destacar o seu trabalho e habilidades criativas. Na elaboração desse material, você pode seguir as seguintes dicas:

Selecione seus melhores trabalhos

Escolha os projetos mais representativos e de melhor qualidade para incluir no seu portfólio e priorize trabalhos relevantes para a área em que você deseja se destacar. Nesse caso, é recomendável evitar o excesso e destacar os seus melhores resultados.

Continua após a publicidade

Mantenha o design limpo e profissional

Opte por um layout que seja visualmente atraente, com um padrão coeso de cores, alinhamento e fontes, e que também seja fácil de navegar. Evite designs excessivamente complexos que possam distrair quem analisa o seu trabalho.

Destaque suas habilidades e experiências

Continua após a publicidade

Inclua uma seção sobre você que descreva suas habilidades, experiências e interesses profissionais. Isso ajuda os visitantes a entenderem quem você é como profissional.

Forneça descrições sobre seus projetos

Cada projeto destacado no seu portfólio digital deve ser acompanhado por uma breve descrição que explique o contexto e os resultados alcançados. Essas informações ajudam a dar visibilidade sobre os objetivos de cada trabalho.

Inclua informações de contato

Continua após a publicidade

Não esqueça de incluir informações de contato em um espaço visível e acessível para que potenciais clientes ou empregadores entrem em contato com você.

Veja também quais são os diferentes tipos de portfólio e os pontos positivos e negativos de cada um.