Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é um portfólio?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Abril de 2024 às 10h50

Link copiado!

YuriArcursPeopleimages/Envato Elements
YuriArcursPeopleimages/Envato Elements

O portfólio é uma coleção dos projetos e trabalhos mais recentes que merecem destaque na hora de se apresentar para um possível contratante. Ele serve para mostrar suas habilidades e feitos de uma maneira mais prática do que um currículo, pois permite a visualização do resultado da tarefa como um todo. Tanto profissional quanto empresa podem ter esse tipo de material.

A palavra portfólio tem origem no vocábulo italiano "portafoglio", que significa carteira. É verdade que você não precisa necessariamente ter um, mas isso pode fazer a diferença na hora de uma disputa por vaga, seja para um trabalho freelancer ou para uma contratação plena.

Tipos de portfólio

Continua após a publicidade

Para quem deseja elaborar a sua própria compilação de materiais, é importante saber que há três principais tipos de portfólio: o digital offline, o digital online e o impresso. Ambos trazem vantagens e desvantagens, sendo necessário conhecer bem a sua área de atuação e saber como melhor apresentar os feitos.

Digital Offline

Bastante útil para quem se desloca e precisa mostrar sua experiência, o portfólio digital offline utiliza formatos de arquivo como o PDF, perfeito para juntar páginas de documentos. O profissional consegue salvar o conteúdo em um pen drive, por exemplo, e levá-lo para reuniões distintas.

Pontos positivos:

Continua após a publicidade
  • Fácil locomoção;
  • Pode ser entregue por diferentes meios como e-mail e pen drive;
  • É passível de impressão.

Pontos negativos:

  • Exige que o contratante tenha máquina para ver o conteúdo;
  • Precisa ser bem organizado para não confundir o interessado.

Digital Online

Continua após a publicidade

Essa opção de portfólio oferece diferentes tipos de layout que podem ser organizados no estilo de preferência do profissional ou empresa. É possível apresentá-lo em sites próprios ou plataformas de terceiros focadas nesse tipo de serviço, como a Behance e o Pressfolios. Além disso, o fato de estar sempre online pode facilitar em encontros não presenciais.

Pontos positivos:

  • Fácil acesso, basta ter o link;
  • Não exige reuniões presenciais;
  • Alto nível de personalização.

Pontos negativos:

Continua após a publicidade
  • Requer sempre uma conexão com a internet;
  • Há sites que exigem pagamento ou oferecem poucas opções de projetos.

Impresso

Por fim, o portfólio impresso serve para apresentar os trabalhos de uma maneira tátil, que permite ao contratante verificar cada item de qualquer lugar. Mesmo não sendo uma opção muito popular, o formato físico ainda chama atenção para profissionais de arquitetura e engenharia.

Continua após a publicidade

Pontos positivos:

  • Enche os olhos quando bem-apresentado;
  • É prático para qualquer tipo de reunião.

Pontos negativos:

  • Exige espaço em malas e mochilas;
  • Custa caro para ter algo completo e profissional.
Continua após a publicidade

Agora que você já sabe o que é um portfólio, confira alguns sites e aplicativos para começar a criar o seu.