Behance: como criar um portfólio online

Por Ariane Velasco | 02 de Março de 2020 às 22h30
Divulgação
Tudo sobre

Adobe

Saiba tudo sobre Adobe

Ver mais

Se você precisa criar portfólios para divulgar o seu serviço de uma maneira simples, o Behance, da Adobe, é a ferramenta ideal. Ele pode ser acessado gratuitamente desde que um cadastro rápido seja feito, quer pelo seu e-mail, pelo ID Apple, conta do Facebook ou do Gmail.

Além de abrigar os portfólios de artistas plásticos, designers e outros profissionais, o Behance também funciona como uma rede social onde é possível curtir as suas publicações prediletas e interagir com outros usuários. Ele também ajuda a encontrar vagas de emprego em sua área ao mesmo tempo, em que mostra suas criações para os contratantes. Saiba mais a seguir:

Como usar o Adobe Behance

Navegando nos menus principais

Passo 1: acesse o site do Behance em seu navegador da web. Em seguida, clique em “Cadastre-se com e-mail” ou selecione o ícone do Apple ID, Facebook ou Gmail para criar a sua conta através das plataformas.

A conta com o Facebook ou outra rede social é criada sem que seus dados tenham que ser inseridos manualmente (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 2: informe a sua data de nascimento e clique em “Atualizar” para iniciar a criação de sua conta.

O Behance solicita a sua data de nascimento antes de completar o cadastro (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 3: selecione as suas principais áreas de interesse (ex.: fotografia, moda, som, design de jogos). Em seguida, clique em “Ver meu feed personalizado”.

Uma vez que as áreas de interesse tenham sido selecionadas, o algoritmo do Behance se encarregará de mostrar imagens semelhantes a elas (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 4: na tela principal do Behance, intitulada “Para você”, são exibidos posts com base em seus interesses. Você pode seguir os autores deles a qualquer momento.

O menu "Para você" do Behance é semelhante ao antigo "Explorar" do Instagram (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 5: em “Descobrir”, outros projetos em destaque na rede são exibidos, principalmente aqueles que receberam um maior número de visualizações.

Os projetos em destaque do Behance são uma boa forma de encontrar inspiração (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 6: a tela “Ao vivo” exibe vídeos que estão sendo gravados naquele momento, quer eles mostrem conteúdos interessantes ou vídeo aulas. Para assistir a um deles, basta clicar em “Assistir à transmissão ao vivo”.

Os vídeos ao vivo tratam de assuntos voltados para o design e outras áreas (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 7: acesse a aba “Perfil” para fazer as modificações necessárias em sua conta, como sua foto de exibição, informações profissionais, imagem de banner e adicionar projetos.

Você pode editar o seu perfil a qualquer momento e alterar o que é mostrado nele (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 8: por fim, em “Carreiras”, é possível encontrar vagas em sua área, de maneira semelhante a de redes sociais como o LinkedIn. É possível ver detalhes sobre a duração da jornada, a localização do escritório, entre outros. As vagas correspondem ao mundo todo.

As vagas do Behance são atualizadas frequentemente e é possível ver quando elas foram postadas (Captura de tela: Ariane Velasco)

Behance: criando um projeto

Passo 1: clique em “Criar um projeto” na tela inicial do site. Você será direcionado para a página “Conteúdo”, onde é possível enviar os seus arquivos, adicionar texto, incorporar URLs, fotos do Lightroom e até colagens.

O menu "Criar projeto" é usado para inserir um portfólio no Behance (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 2: clicando em “Capa”, você define a imagem que aparecerá em seu perfil do Behance como prévia de seu projeto. Não se esqueça de colocar um título para o projeto. Clique em “Cortar e continuar” para seguir com sua criação.

A capa de seu projeto deve ser forte o suficiente para que as pessoas se interessem por ele (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 3: agora é hora de definir as configurações de seu projeto no Behance. Informe as categorias nas quais ele se encaixa, quais softwares foram usados, se alguém o ajudou durante a criação e, por fim - mas não menos importante - os direitos autorais. Vale também informar se a imagem possui ou não conteúdo adulto para que o Behance possa filtrá-la de acordo com a idade dos usuários.

Não se esqueça de creditar quem o ajudou em seu portfólio do Behance (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 4: clique em “Salvar” para deixar o projeto salvo como rascunho ou em “Publicar” para que ele seja postado diretamente em seu portfólio.

Por fim, salve o seu projeto para que ele apareça em sua página (Captura de tela: Ariane Velasco)

E você, já usou o Behance? O que acha do site? Conte pra gente nos comentários.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.