5 dicas para criadores de conteúdo conquistarem fãs nas redes sociais
Por Giovana Pignati • Editado por Claudio Yuge |
As redes sociais são ótimas ferramentas para divulgar trabalhos criativos, especialmente quando se trata de uma carreira freelancer. Para ajudar criadores de conteúdo a se destacar na multidão de publicações diárias nas plataformas e ainda driblar o temido algoritmo, Andy J. Pizza, ilustrador, designer e podcaster, separou dicas para construir uma presença online de maneira autêntica.
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Em uma aula na Skillshare, o especialista questiona: “A ideia convencional sobre as redes sociais é que você precisa produzir conteúdo viral, ter uma enorme quantidade de seguidores, postar todo dia, durante todo o tempo. Imagine a pressão que isso induz em que está tentando desenvolver um perfil de destaque?”.
O criador de conteúdo tem como objetivo demonstrar que é possível ser bem-sucedido nas redes sem sacrificar a saúde mental. Para isso, as pessoas devem se sentir inspiradas e motivadas a usarem os canais de comunicação, além de aprender como realizar um trabalho criativo que faça diferença na vida de seus seguidores.
Confira cinco estratégias para conectar com pessoas e transformá-las em admiradoras do seu trabalho, a seguir:
5 dicas para criadores de conteúdo conquistarem fãs nas redes sociais
Embora o número de seguidores seja utilizado como parâmetro de sucesso por muitos, Andy acredita que existem fatores mais importantes. É preferível atingir mil usuários de forma significativa a viver em busca de milhões de seguidores a qualquer custo. Para conquistar fãs dispostos a investir tempo e dinheiro o seu trabalho, é preciso entender a dar valor às pessoas e criar um relacionamento com elas.
O especialista desenvolveu a "jornada do verdadeiro fã" que, segundo ele, pode ser considerado como um jogo de tabuleiro: com fases distintas que corresponderão a estratégias para momentos e plataformas diferentes. O método permite ter uma visão mais clara de como e quando agir, além de ajudar a se adaptar às mudanças que acontecem de forma constante nas redes sociais.
1. Identificando seu público
É importante ter em mente quem você deseja alcançar para entender qual é o seu público-alvo. Criar uma persona, uma figura fictícia com gostos, ideias e preferências que estejam alinhadas com o seu conteúdo, é o primeiro passo. Segundo Andy, o profissional deve idealizar o processo como se fosse reunir pessoas com interesses comuns numa mesma sala, visto que o propósito é reuni-las em seu perfil ou canal.
2. Criando a sua consciência de marca
Com a identificação do personagem, o próximo passo deverá ser traçar a primeira etapa da jornada do seu público. A fase de conscientização da marca é importante, pois será o primeiro contato dos seguidores com o seu trabalho: invista em conteúdos que gerem identificação e valor para as suas vidas.
Para o especialista, existem cinco principais tipos de valor que podem ser abordados, são eles: sentimento, aprendizado, vínculo, coleta e proteção. Confira um pouco mais sobre cada conceito, a seguir:
- Sentimento: busque despertar sentimentos em seus seguidores, seja de diversão, empatia ou pertencimento;
- Aprendizado: invista no compartilhamento de fatos curiosos e interessantes que façam diferença no cotidiano do seu público;
- Vínculo: crie conteúdos com os quais as pessoas se identifiquem e possam se sentir em comunidade;
- Coleta: prefira produzir materiais que seus seguidores queiram salvar;
- Proteção: ajude as pessoas a articularem seus sentimentos ou a defenderem assuntos relevantes para elas.
3. Aumentando seu engajamento
Para Andy, nesta etapa, é preciso demonstrar ao público que eles continuarão encontrando aquele conteúdo que os atraíram para o seu perfil. Prefira estratégias para se conectar de forma mais profunda com os seguidores que já tem, ao invés de focar em ganhar mais.
O exercício proposto é identificar quais os posts existentes possuem mais engajamento, considerando o volume de comentários, compartilhamentos e salvamentos. Isso te dará um direcionamento sobre o que funciona ou não para a sua audiência.
4. Ganhando inscritos
Com um bom engajamento no seu perfil, é hora de convidar seus seguidores a acompanhar as outras plataformas em que está presente. Atrair pessoas para um workshop, live ou qualquer outra ação com o seu nome, demonstra um passo adiante na construção de uma relação de confiança.
Avalie qual valor deseja em diferentes tipos de ação, como vender um produto ou curso, e verifique quais plataformas oferecem esse tipo de entrega. Disponibilize links direcionando para os outros ambientes digitais onde está presente e convide seus seguidores.
5. Conquistando verdadeiros fãs
Ao final da jornada, o público já estará familiarizado e envolvido com o que o seu perfil representa. É importante oferecer coisas (como experiências, informação, etc.) ao longo do caminho para que eles se sintam mais dispostos a retribuir o seu esforço – seja comprando produtos ou participando das suas ações.
Andy encerra sugerindo que os criadores de conteúdo desenvolvam seu processo, a partir de inspirações e aprendizados: "colete informações e teste todas as possibilidades. Lembre-se que publicar nas redes sociais sempre será como rolar um dado no jogo de tabuleiro. Você pode avançar cinco casas ou apenas uma, mas se continuar jogando, sempre ficará melhor do que estava."