Procuram-se devs: Ford Brasil quer novos aplicativos para sistema de bordo Sync

Por Rafael Romer | 04 de Fevereiro de 2017 às 09h00
photo_camera Leonardo Pavini

A montadora Ford está em busca de desenvolvedores nacionais para trazer novos aplicativos para a sua plataforma de conectividade de bordo, o Sync.

Nesta semana, durante a Campus Party Brasil, a empresa realizou uma série de workshops com desenvolvedores locais para sondar possíveis novos parceiros dispostos a integrar suas aplicações à plataforma. Ao menos sete empresas mostraram algum potencial à montadora, mas a busca deve seguir além do evento.

"As feiras são eventos pontuais na escala de tempo, estamos aproveitando a oportunidade. Mas geralmente vamos atrás das aplicações, por isso que conseguimos 16 apps em cerca de dois anos de trabalho", comentou David Borges, supervisor de veículos e serviços conectados da Ford.

Lançada em 2011, a plataforma Ford Sync está presente hoje em mais de 15 milhões de veículos ativos da montadora ao redor do mundo. No total, já são cerca de 600 aplicações disponíveis em todo o globo, incluindo as que funcionam em múltiplas regiões e aquelas restritas a alguns países.

O Brasil, por exemplo, tem hoje uma oferta de 16 aplicações de bordo - 12 delas desenvolvidas localmente - incluindo Alelo, Guia Uol, Touch Pizza e Sem Parar. A quantidade de apps coloca o país atrás apenas dos Estados Unidos no número de serviços disponíveis para o Sync, e tecnicamente empatado com a China.

Há três anos, na edição 2014 da Campus Party, a empresa realizou pela primeira vez uma busca por desenvolvedores nacionais para trazer aplicativos brasileiros à plataforma. Na ocasião, a equipe da startup Let's Park acabou selecionada como a primeira parceira local da Ford, disponibilizando sua aplicação voltada para busca de vagas de estacionamento para o Sync.

Gear Auto Link

Além da busca por novos desenvolvedores brasileiros, a Ford anunciou durante a Campus Party a integração ao Sync de uma nova versão do aplicativo Gear Auto Link, sistema que permite a conexão dos smartwatches Gear S2 e S3 da sul-coreana aos veículos da empresa.

A aplicação terá quatro funções básicas, que poderão ser reguladas através dos relógios inteligentes: calendário, alerta de sono, lembrete de local de estacionamento e a função "Kids Reminder", que permite configurar o dispositivos para alertar o motorista, sempre que sair do carro, quando há uma criança a bordo.

Desenvolvido no Brasil, o Gear Auto Link é resultado de uma parceria entre a Ford e a Samsung e foi apresentado pela primeira vez na CES 2017, em Las Vegas. No segundo trimestre, o serviço deverá ser lançado nos Estados Unidos, e chegará a outras regiões, como Europa e Ásia-Pacífico, futuramente.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.