Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sony a7R V é anunciada com chip para IA, tela versátil e sensor de 61 MP

Por| Editado por Wallace Moté | 27 de Outubro de 2022 às 13h44

Link copiado!

Divulgação/Sony
Divulgação/Sony
Tudo sobre Sony

A Sony apresentou esta semana uma de suas mais importantes câmeras fotográficas para profissionais. A nova Alpha 7R V (ou apenas a7R V) aposta em um novo sensor de altíssima resolução, monitor LCD mais versátil com ajuste em 4 eixos, foco automático mais preciso, estabilização aprimorada, gravação de vídeos em 8K e grande destaque para uso da inteligência artificial (IA) para aprimorar cada captura.

Equipada com novo chip BIONZ XR, a Sony a7R V praticamente gira em torno da nova Unidade de Processamento Neural dedicado à inteligência artificial, permitindo que tarefas de IA como detecção de pessoas, animais e objetos estejam ainda mais precisos.

Em humanos, o chip identifica diferentes poses no quadro para entregar o melhor desempenho de foco: primeiro reconhecendo o corpo da pessoa, então a cabeça e por fim os olhos. Segundo a empresa, a performante do AF Olhos é 60% superior à Sony a7R IV, e a detecção de foco em tempo real agora possui 693 pontos com cobertura de 79% do sensor full-frame e 100% da captura APS-C.

Continua após a publicidade

A Sony mantém o glorioso sensor Exmor R CMOS de 61 MP que estreou na geração anterior de sua câmera profissional mais desejada, com alcance de ISO nativo de 100-32.000 e até 102.400 para cenários mais extremos.

O alcance dinâmico em cinco paradas busca oferecer tons suaves em quase todo tipo de iluminação, tendo como resultado uma menor diferença entre as partes mais claras e mais escuras da foto.

Seu modo sequência é capaz de capturar 10 fotos por segundo em até 583 arquivos RAW ou mais de 1 mil JPEG.

Continua após a publicidade

A tela LCD de 3,2 polegadas se destaca pelo ajuste variável em 4 eixos para garantir o melhor posicionamento aos fotógrafos e profissionais de vídeo, permitindo que o display esteja sempre visível para garantir a melhor captura.

E por falar em gravação, a a7R V é capaz de gravar vídeos em resolução 8K com 24/25 fps e suporte para AF e AE (foco e exposição automáticos) em 10-bit 4:2:0. Gravação em 4K a 60 fps (full-frame) está disponível em 10-bit 4:2:2, mas para gravação em 120 fps a única resolução possível é Full HD.

A câmera também oferece padrões de gravação em S-Log3 e S-Cinetone com HDR e HLG para aprimoramento de contraste e cor em pós-produção, dando maior liberdade de criação ao profissional.

Continua após a publicidade

Veja abaixo os principais destaques da nova Sony a7R V:

  • Sensor Exmor R BSMI CMOS Full-Frame de 61 MP
  • Estabilização de 5 eixos com 8 pontos de parada
  • Chip BIONZ XR com Unidade de Processamento de IA
  • Foco automático baseado em inteligência artificial em tempo real
  • Gravação de vídeo em 8K@24fps, 4K@60fps e FHD@120fps com 10-bit
  • Gravação RAW em 4K 16-bit; S-LOG3/S-Cinetone
  • Visor eletrônico 9.44m-Dot com taxa de 120 Hz
  • Display sensível ao toque de 3,2 polegadas com ajuste de 4 eixos
  • Slot duplo para cartões SD/CFexpress Type A

Fotos capturadas com Sony a7R V

Continua após a publicidade

Preço e disponibilidade

A Sony Alpha 7R V será lançada na América do Norte em dezembro e tem preço sugerido de US$ 3.899 (cerca de R$ 20.600) apenas o corpo, lentes são vendidas separadamente.

Não há informações sobre lançamento da câmera em outras regiões, como no Brasil, mas novidades devem surgir nos próximos meses.