Publicidade

Roblox estreia na Bolsa e já vale US$ 38 bilhões

Por| Editado por Jones Oliveira | 11 de Março de 2021 às 12h30

Link copiado!

Divulgação/Roblox
Divulgação/Roblox

A Roblox inciou sua jornada no mercado de ações, nesta quarta-feira (10), com uma valorização de mercado na casa dos US$ 38,2 bilhões, um valor quase US$ 10 bilhões acima da mais recente valorização de mercado da companhia. Os papeis, que começaram a negociação na Bolsa de Valores de Nova York a US$ 64,50, fecharam o dia valendo US$ 69,50, depois de acumularem uma alta que os levou acima dos US$ 71.

O valor obtido neste primeiro dia de negociações coloca a Roblox, inclusive, em um patamar acima de grandes figurões do mercado de games que também têm ações abertas na Bolsa. A Electronic Arts, uma das maiores do setor, tem um valor estimado em US$ 37,4 bilhões, bem acima de outros grandes nomes como a Take-Two (US$% 18,9 bilhões) e a Ubisoft (US$ 8,1 bilhões).

A empolgação é facilmente explicada pela gigantesca popularidade do game de mesmo nome, que já era um sucesso e ganhou crescimento astronômico no último ano. O público-alvo majoritariamente infantil passou boa parte de 2020 em casa, devido à pandemia do novo coronavírus, o que levou a um aumento de mais de 85% no número de usuários ativos diariamente, o sonho de qualquer título online.

Continua após a publicidade

O valor de mercado obtido pela Roblox neste primeiro dia de negociações também é superior às estimativas do mercado, que em janeiro, teve uma avaliação estimada em US$ 29,5 bilhões, com previsão de abertura de papeis a US$ 45. A empresa iniciou as transações de forma direta, com 625 milhões de cotas disponíveis aos investidores e sem restrições, significando que até mesmo acionistas que já tinham parte da empresa antes da abertura pudessem vender suas parcelas no mercado.

O bom desempenho da empresa também se refletiu em números, com uma situação um tanto peculiar. Enquanto a pandemia fez com que o faturamento de Roblox crescesse 82% em 2020, chegando a US$ 923,9 milhões, o ano passado também foi o período em que a companhia mais pagou a desenvolvedores que vendem suas criações dentro do game, um número que triplicou. Com isso, vieram também perdas de US$ 253,3 milhões, com mais de 1,2 mil produtores de conteúdo recebendo valores acima dos US$ 10 mil por suas obras.

Continua após a publicidade

Mesmo isso, e a expectativa de que, com o abrandamento da pandemia ao redor do mundo, os números de Roblox diminuam, os ventos ainda são bons. Em seus relatórios financeiros, a expectativa é de que, em 2021, o faturamento tenha aumento entre 56% a 64%, ultrapassando a barreira do bilhão de dólares. Isso sem falar, claro, na própria aceleração do mercado de ações. Os papeis iniciaram o pregão desta quinta (11) com valorização de mais de 7% e, no momento em que esta reportagem é escrita, são negociados a US$ 75.

Fonte: CNBC