Evite surpresas em suas compras de Black Friday com estas 5 dicas

Por Felipe Freitas | 19 de Novembro de 2020 às 11h20
(Imagem/Reprodução: Canaltech)
Oferecimento

Com a Black Friday se aproximando, diversas questões pairam sobre a decisão de compra do consumidor. Comprar pela internet é seguro? Como faço para pesquisar as melhores ofertas com segurança?

A possibilidade de fazer compras na internet facilita muito nossas vidas, ainda mais em épocas com grandes descontos, como é o caso da Black Friday. Entretanto, apesar de toda a praticidade, é normal que ainda exista certa desconfiança no caso de sites em que se vai comprar pela primeira vez.

Todavia, não é porque você vai visitar uma nova loja virtual que não pode saber se ela é segura ou não. Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas para que você identifique e-commerces confiáveis para suas compras. Vamos lá?

Evite surpresas em suas compras de Black Friday

1. Note se a loja tem selos de certificação

Quando você acessa uma loja virtual, existem algumas formas de saber se aquele é um ambiente virtual seguro. A primeira delas é notar se o site tem um certificado SSL, indicado por um pequeno cadeado do lado esquerdo do endereço no navegador. Ele garante que suas informações permanecerão privadas quando forem inseridas naquelas páginas.

Certificado SSL no site do Magazine Luiza - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Apesar de o SSL ser o mais importante, você também pode encontrar outros selos indicando meios de pagamento seguros e a confiabilidade daquela loja virtual. Eles costumam ficar no topo ou no rodapé dos sites e podem te dar uma segurança a mais para fazer suas compras.

2. Fique atento às avaliações

Nada melhor do que a opinião de outros consumidores para decidir se comprar naquela loja virtual vale a pena. Você pode notar se o próprio e-commerce tem uma aba com depoimentos de clientes ou avaliações dos compradores a respeito de cada um dos produtos.

Além de procurar na própria loja virtual, você pode conferir a reputação de um e-commerce antes de fazer suas compras na internet em sites como o Reclame Aqui (Web). Nesse site, você vai encontrar informações sobre a reputação e eventuais reclamações de outras pessoas. A partir daí, fica mais fácil identificar uma possível fraude.

Perfil da Amazon no Reclame Aqui - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Por fim, vale a pena dar uma olhada nas redes sociais da marca. Muitas vezes, clientes recebem suas compras, fazem posts nas redes sociais e o perfil do e-commerce reposta. Essa é uma forma de se certificar de que seus produtos comprados online serão entregues.

3. Desconfie de preços muito baixos

Especialmente durante a Black Friday, é importante ficar atento a promoções milagrosas e a preços muito baixos. Se, por exemplo, você sabe que na própria loja da Apple um iPhone 12 custa em torno de R$ 6.999, desconfie se achar um site que vende o mesmo smartphone novo por R$ 1.000.

4. Busque os canais de atendimento

Se você observou todos os sinais antes das compras online, mas ainda está em dúvida, entre em contato e converse com o lojista. Os e-commerces, normalmente, têm chats, WhatsApp ou e-mail por onde você pode enviar mensagens.

Algumas lojas deixam de forma bem evidente seus botões de contato - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Além disso, você pode entrar em contato por meio das redes sociais. As marcas sérias costumam responder com certa velocidade, pois sabem a importância de um bom atendimento para conquistar os clientes.

Magalu respondendo tweet's nas redes sociais - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)


5. Veja como a marca reage a reclamações

Se, durante suas pesquisas, você encontrou algumas reclamações sobre a loja virtual, não precisa descartá-la logo de uma vez. Erros acontecem e o mais importante é como a marca trabalha para solucionar esses problemas.

Amazon respondendo e solucionando problemas através do Reclame Aqui - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Tanto no Reclame Aqui quanto nas redes sociais, você pode observar como aquele e-commerce respondeu às reclamações e o que fez para ajudar os clientes que se sentiram prejudicados. A partir daí, você consegue avaliar se está se sentindo seguro para comprar naquela loja ou não.

Cliente satisfeito após ter seu pagamento aprovado pela Xiaomi - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

E se, além de comprar, você também está do lado de quem vende pela internet...

Se você pensa sobre como vender online, deve prestar atenção aos pontos que o público vai investigar antes de fazer as compras na internet. Tornar seu site confiável é o primeiro passo para conquistar clientes!

No fim de novembro, especialmente, você terá a oportunidade de atrair novos visitantes ao seu e-commerce. Portanto, é importante deixar seu site o mais seguro possível para que essas pessoas possam se tornar clientes da sua loja virtual!

Se você vai vender na Black Friday ou fazer compras na internet, a data mais importante para o varejo está logo aí e, tomando alguns cuidados, ela certamente será muito proveitosa!

Esse conteúdo é um oferecimento Magalu.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.