O que é e quando começa a Black Friday 2021

O que é e quando começa a Black Friday 2021

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Bruno Salutes | 01 de Novembro de 2021 às 15h00
Canaltech

A Black Friday é um dos principais eventos de varejo para encontrar ofertas e descontos especiais. Originalmente criada nos Estados Unidos, ganhou muita popularidade no Brasil e, desde 2010, consolidou-se como uma data muito esperada para movimentar o comércio em lojas físicas e e-commerces. Para saber mais sobre a data, confira as informações a seguir!

Quando começa a Black Friday 2021?

Em 2021, a Black Friday será realizada no dia 26 de novembro. A data é sempre marcada para a sexta-feira da quarta semana do mês de novembro, no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, nos Estados Unidos. Ainda que a data oficial seja apenas na sexta-feira, 26, muitas redes de varejo no Brasil ampliam os períodos de ofertas para a semana que antecede a Black Friday ou até mesmo para todo o mês de novembro.

O que é Black Friday?

A Black Friday ("Sexta-feira Preta", em tradução livre) é uma data comemorativa criada nos Estados Unidos para a sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças, celebrado na quinta-feira da quarta semana de novembro. Marca o início de um período de compras para as comemorações de Natal e Ano Novo e é conhecida como uma data em que lojas e redes de varejo aplicam descontos em seus produtos. Em estabelecimentos físicos dos EUA, frequentemente as lojas são abertas durante períodos maiores, com grande concentração de clientes na abertura.

Black Friday é conhecida pela quantidade de descontos e ofertas em lojas (Imagem: CardMapr/Unsplash)

No Brasil, a Black Friday começou a ser realizada em 2010, de forma online. Nos anos seguintes, consolidou-se como um sucesso comercial e um período de muitas vendas, com maior adesão de lojas. A edição de 2020 da Black Friday no Brasil teve um crescimento de 25% com relação à edição anterior, com faturamento de R$ 4,02 bilhões pelo e-commerce, segundo estudo da consultoria Ebit | Nielsen.

Como funciona a Black Friday

A Black Friday consiste em disponibilizar ofertas durante as 24 horas da sexta-feira. É comum que os descontos oferecidos sejam maiores que em outras épocas do ano ou incluam uma variedade maior de produtos. Muitos sites de e-commerce disponibilizam uma contagem regressiva na página das lojas, indicando o período restante até o início da Black Friday para concentrar uma quantidade maior de clientes e visitas na data. Essa liquidação dura apenas até o final da sexta-feira e, por conta desse curto período, os descontos podem ser mais vantajosos do que em outras situações.

Além da Black Friday, também existe a Cyber Monday ("Segunda-Feira cibernética", em tradução livre), realizada no dia 29 de novembro desse ano. Essa data, reservada para a primeira segunda-feira após a Black Friday, foi criada com o objetivo de impulsionar a venda em lojas online. No entanto, com a popularização dos e-commerces, esse período funciona como uma oportunidade para prolongar vendas e ofertas.

A lista de produtos vendidos é muito variada e atinge diversos segmentos do varejo. Essa época do ano é frequentemente indicada para procurar por descontos entre celulares, eletrodomésticos, games, acessórios periféricos e peças de vestuário. Para conferir as melhores promoções, vale a pena acompanhar a variação de preços nos dias anteriores ao evento.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.