Publicidade

O que é certificado SSL?

Por| Editado por Claudio Yuge | 05 de Setembro de 2022 às 18h20

Link copiado!

Pixabay/skylarvision
Pixabay/skylarvision

O certificado SSL, sigla em inglês para Secure Sockets Layer (camada de soquete seguro, em tradução livre), trata-se de um documento digital que autentica a identidade de um site e permite o estabelecimento de uma conexão criptografada. Este protocolo cria um link criptografado entre um servidor e um navegador na web, tornando a navegação mais segura.

O SSL tem a função de manter a segurança das conexões na internet, impedindo que cibercriminosos leiam ou modifiquem as informações que trafegam entre dois sistemas. Para identificar se um site usa o certificado, basta observar a barra de endereço do navegador, caso tenha um ícone de cadeado ao lado da URL, a certificação está ativada.

Para que serve o certificado SSL?

Continua após a publicidade

Para impossibilitar a leitura de dados transferidos entre servidor e cliente ou entre dois sistemas, o protocolo SSL usa a criptografia de algoritmos para embaralhar os dados que estão viajando pela rede. O processo de embaralhamento dos dados envolve um processo bastante complexo.

No primeiro, um navegador ou servidor tenta se conectar com um endereço que é protegido pela certificação. Em seguida, o navegador ou servidor solicita uma identificação. Na etapa seguinte, o servidor web manda uma cópia do certificado SSL, o navegador verifica a autenticidade e retorna com uma confirmação assinada digitalmente, só aí a conexão é estabelecida.

Por que o certificado SSL é importante?

Um certificado SSL é necessário para que os dados dos usuários sejam mantidos seguros, além da verificação das informações dos clientes. Isso permite verificar a propriedade do site, impedir que criminosos criem versões fake daquele domínio para campanhas de phishing e dar mais confiança às pessoas que acessam aquele portal.

Continua após a publicidade

Do lado dos utilizadores, em locais que solicitem login, informações pessoais, como números de cartão de crédito ou demais informações pessoais, devem sempre ter o certificado SSL. O documento ajuda a proteger credenciais, transações e informações bancárias, informações de identificação pessoal e informações proprietárias.

Porém, não existe apenas um tipo de certificado SSL, que podem ser de validação estendida, validação de empresa, validação de domínio, de vários domínios, de comunicações unificadas ou curinga. Com mais de 25 anos no mercado, o SSL já teve várias versões, a mais segura e atual é a TLS (Transport Layer Security, ou segurança de camada de transporte).