Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Black Friday registra alta na busca por itens básicos devido à inflação

Por| Editado por Claudio Yuge | 26 de Novembro de 2021 às 13h05

Link copiado!

Envato/twenty20photos
Envato/twenty20photos

Pela primeira vez, a categoria de alimentos aparece na lista das 10 mais procuradas pelos brasileiros na Black Friday. Um levantamento da Ebit/Nielsen aponta que 14% dos entrevistados procuram itens do segmento — são dois pontos percentuais a mais que no ano passado. Já os ouvidos pela Neotrust apontam intenção de comprar alimentos e bebidas na data em 17,6% dos casos.

O motivo? A inflação em alta: o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado em 12 meses até outubro mostra aumento de 11,71% na categoria. Algo semelhante ocorreu durante a recessão de 2015 e 2016, quando papel higiênico e fraldas tiveram grande espaço nas compras.

O Google registrou aumento de buscas que associam Black Friday a produtos de supermercado. Fraldas, por exemplo, já registram 49% mais buscas do que em 2020. Cervejas e gin cresceram 82% e a busca por espumantes subiu 102%. A procura por panetones já apresenta aumento de 88%.

Continua após a publicidade

As redes de supermercado, então, decidiram investir na data. No Carrefour, por exemplo, a estratégia foi antecipar as promoções. “Teremos ofertas tanto de itens não-alimentares quanto de alimentos”, diz Daniel Milagres, diretor de marketing do Carrefour.

Segundo ele, a companhia congelou os preços da linha de marca própria até janeiro. “Entre os itens essenciais para o dia a dia estão: arroz, feijão, macarrão, leite, pães, fraldas, produtos de higiene, proteínas animais (ovos e carnes de frango, bovina e suína), frutas, legumes e vegetais.”

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) anunciou até 70% de desconto na segunda unidade de alguns produtos. Segundo a empresa, “o objetivo é diluir a ação de 26 de novembro e garantir oportunidades aos clientes durante todo o mês”. Entre as categorias incluídas estão itens alimentares, bebidas, produtos de limpeza, cuidado pessoal e higiene.

Continua após a publicidade

Outra marca com promoções é a rede de atacarejo Assaí — GPA e Assaí são controlados pelo francês Casino. Até sexta-feira (26), compras a partir de R$ 100 concorrem a um sorteio para ter o valor integralmente pago pelo Assaí. O limite é de R$ 1 mil e a empresa prevê distribuir R$ 1 milhão em compras grátis.

Produtos de limpeza

O Grupo Reckitt, que detém marcas como Veja e Vanish, espera crescimento nas vendas digitais. No ano passado, o incremento foi de 70%. “No digital, o consumidor leva de três a quatro unidades, não só uma, como no varejo. Quem conhece a categoria aproveita para estocar produtos”, lembra Daniel Domingues, diretor de varejo online da companhia.

Segundo ele, é na Black Friday que a marca ganha mercado. Neste mês, a Reckitt lançou um portal de conteúdo sobre dicas de limpeza da casa, o “Cada casa, um caso”. Lá, os produtos da marca não são citados nem recomendados. A ideia é tornar a categoria mais digital.

Continua após a publicidade

O público-alvo da iniciativa é o consumidor mais jovem, que tem pouco conhecimento sobre os produtos. Em 2022, o plano é lançar um marketplace com as marcas do grupo e de outros fabricantes.

Fonte: Valor