Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Você sabe o que é um ecranoplano? Eles estão voltando!

Por| Editado por Jones Oliveira | 16 de Fevereiro de 2023 às 08h00

Link copiado!

Divulgação/ Wikimedia Commons
Divulgação/ Wikimedia Commons

Empresas nos Estados Unidos e Singapura trabalham para lançar versões modernas de ecranoplanos, aeronaves para uso em superfícies aquáticas. Esses projetos, que estão em fase final de desenvolvimento, são pensados para atender ao mercado de luxo, com passeios diferenciados sobre a água, mas com o conforto de um avião.

Uma dessas empresas é a norte-americana Regent. Ela está desenvolvendo um ecranoplano 100% elétrico chamado Viceroy SeaGlider. Essa aeronave é bem diferente de um avião anfíbio convencional, já que consegue planar sobre a água utilizando o "efeito solo", uma técnica de física que favorece voos rasantes.

O Viceroy tem oito rotores elétricos que lhe rendem uma capacidade de velocidade máxima de até 482km/h, com alcance máximo de 300km. O peso máximo de decolagem é de 1.600kg e o número de passageiros permitidos seria de até 14 pessoas, incluindo tripulantes.

Continua após a publicidade

Segundo a Regent, testes com protótipos em escala 1/4 já estão sendo realizados, mas, em 2023, a ideia é que unidades em tamanho real já estejam funcionando. Quando pronto, o Viceroy terá 17m de comprimento, 4,7m de altura e envergadura de 19,8m.

O processo de homologação dessa aeronave precisará ser feito tanto pelo FAA, órgão que regulamenta a aviação nos EUA, quanto pela Guarda Costeira, já que se trata de um veículo de operação nas águas.

Modelo de Singapura usa motor V8

Continua após a publicidade

Já o Airfish 8, da singapuriana Wigetworks, tem porte bem menor do que o Viceroy e se utilizará de dois motores V8 de 506cv cada um para a operação. Já em fase final de desenvolvimento, a aeronave terá capacidade para até 8 passageiros e voará a uma velocidade máxima de 190km/h.

Aqui, a ideia parece ser um pouco diferente do Viceroy também no aproveitamento de espaço. Por ser bem menor, a operação deve ser restrita ao transporte rápido de carga e pessoas. O alcance, segundo a empresa, é de 555km, possibilitado pela construção da aeronave, feita em fibra de carbono e material compósito.

O que é um ecranoplano?

Continua após a publicidade

Você certamente deve ter ouvido falar pouco sobre os ecranoplanos, mas eles foram projetos audaciosos feitos pela extinta União Soviética durante a Guerra Fria.

Os ecranoplanos são aeronaves híbridas que se utilizam do efeito solo para poderem realizar voos bem baixos, geralmente em superfícies aquáticas. Esse truque de física dá ao avião sustentação, graças à sobrepressão que surge da velocidade e do bolsão de ar gerado pela baixa altitude.

Esse tipo de aeronave foi criado pelo engenheiro naval soviético Alexeev Rostislav Evgenievich nos anos 1950 e tinha, além da capacidade de voar baixo, recursos para não serem detectados pelos radares inimigos, justamente por esse voo mais baixo.

Continua após a publicidade

Durante a Guerra Fria, essas aeronaves eram usadas para abater submarinos e porta-aviões. Depois da interrupção dos desemvolvimento desses aviões, muitos deles foram abandonados. O mais famoso dele é o Lun, localizado no Mar Cáspio.