Publicidade

Conheça o Pelican Cargo, maior avião elétrico e autônomo de carga do mundo

Por| Editado por Jones Oliveira | 04 de Fevereiro de 2023 às 10h00

Link copiado!

Divulgação/Pyka
Divulgação/Pyka

A Pyka, startup norte-americana especializada em aeronaves elétricas, acaba de anunciar a chegada do Pelican Cargo, o maior avião elétrico de carga do mundo. Além de ser zero emissão, essa aeronave tem outro diferencial: capacidades de voo autônomas.

  • Os 5 maiores aviões de carga do mundo
  • Avião movido a hidrogênio faz primeiro voo de teste na Inglaterra

Segundo a fabricante, o Pelican Cargo tem peso máximo de carga de 182kg e volume do compartimento de 1,87m³. Essas boas capacidades foram possíveis porque a empresa conseguiu aliar um porte adequado a um peso operacional vantajoso para que os motores trabalhem com segurança e eficiência. A aeronave tem 11,5m de envergadura e 6,1m de comprimento.

Continua após a publicidade

Já em termos de performance, os números também agradam. O peso máximo de decolagem é de s599kg, sendo que a capacidade máxima de carga é de 182kg. A velocidade de cruzeiro gerada pelos dois motores elétricos turboélice fica entre 111 km/h e 148 km/h, suficiente para entregas rápidas em até 320km de alcance. O teto operacional é de 2.500 metros.

O carregamento dos produtos e quaisquer itens que possam ser transportados pelo Pelican são feitos pelo bocal frontal da aeronave, que possui uma esteira elétrica que facilita o processo.

"O Pelican Cargo terá um impacto positivo significativo na vida das pessoas. Projetamos esse avião para eliminar as emissões de CO² da cadeia logística, ao mesmo tempo em que oferecemos uma vantagem significativa de velocidade em relação ao transporte terrestre e custos operacionais em uma fração do transporte aéreo convencional", disse Michael Norcia, CEO e cofundador da Pyka.
Continua após a publicidade

Além dos diferenciais técnicos e operacionais, o Pelican Cargo pode ser programado e controlado remotamente por um piloto em solo. Basta que ele trace a rota e todo o sistema agirá conforme a necessidade, efetuando desvios caso o satélite passe as coordenadas permitidas.

Segundo a Pyka, já existem mais de 80 pedidos formais de compra para o Pelican Cargo. A previsão de início das atividades comerciais da aeronave é para o segundo semestre de 2023.