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Rolls-Royce faz novo teste de hidrogênio como combustível de avião

Por| Editado por Jones Oliveira | 28 de Setembro de 2023 às 16h10

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Divulgação/Rolls-Royce
Divulgação/Rolls-Royce

A Rolls-Royce, mundialmente famosa por seus carros de luxo, também está no ramo da aviaçã, e quer escrever nos céus uma história tão brilhante quanto a que conquistou em seus 117 anos no setor automotivo.

A fabricante anunciou que realizou, com sucesso, o 1º teste com os injetores especiais desenvolvidos para aviões. Segundo o comunicado, a câmara de combustão de um motor Pearl 700 da easyJet, abastecida com hidrogênio, comprovou que o combustível também pode ser queimado em condições que correspondam ao empuxo máximo de decolagem.

Os testes foram realizados no Centro Aeroespacial Alemão (DLR), localizado na cidade de Colônia, e complementaram com sucesso os trabalhos iniciados pelas duas empresas em Boscombe Down, no Reino Unido. Na ocasião, um motor AE2100 também operou com sucesso ao ser abastecido com hidrogênio verde.

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De acordo com a Rolls-Royce, os injetores testados na Alemanha controlam a posição da chama por meio de um sistema que injeta gradualmente ar ao hidrogênio (que queima mais rápido que o querosene em temperaturas elevadas). Esse processo permite que a reatividade do combustível seja controlada.

“Esta é uma conquista incrível em um curto espaço de tempo. Controlar o processo de combustão é um dos principais desafios tecnológicos que a indústria enfrenta para tornar o hidrogênio um verdadeiro combustível de aviação do futuro. Conseguimos isso e estamos ansiosos para seguir em frente. Quero agradecer à easyJet, à Loughborough University e à DLR pela sua dedicação e apoio para alcançar este marco”, celebrou Grazia Vittadini, Head do Departamento de Tecnologia da Rolls-Royce .
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Próximos passos do projeto

Os próximos passos da Rolls-Royce e da easyJet para acelerar o processo de introdução do hidrogênio como combustível para a aviação envolvem um teste terrestre completo em um motor Pearl, ainda sem data definida.

As empresas pretendem utilizar hidrogênio líquido na nova fase e, com isso, ficar mais perto de habilitar a tecnologia para que os aviões possam, efetivamente, voar. Segundo Johan Lundgren, CEO da easyJet, “o hidrogênio é o futuro da aviação de curta distância, e o sucesso deste teste e os progressos alcançados demonstram que isso está cada vez mais próximo”.