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Primeiro avião movido a hidrogênio será um cargueiro; estreia está próxima

Por| Editado por Jones Oliveira | 18 de Outubro de 2021 às 13h20

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Divulgação/ASL
Divulgação/ASL

A ASL Aviaton Holdings, empresa irlandesa especializada em arrendamento de aeronaves, fechou um acordo importante para a indústria aeronáutica e que deve ser disruptiva para o segmento. Em parceria com a Universal Hydrogen, o grupo fará a conversão de modelos turboélice ATR 72 para abastecimento com hidrogênio, tornando, assim, esse o primeiro modelo a trabalhar com o combustível limpo. 

No acordo, a Universal Hydrogen receberá um dos ATR 72 de posse da ASL para iniciar a conversão, o que não deve demorar muito. A ideia é que o modelo experimental seja usado em rotas cargueiras na Europa nos próximos meses e, depois, passe a ser disponibilizado para voos comerciais com passageiros se todos os testes forem bem-sucedidos, já que a autonomia pode ser modificada, bem como o desempenho dos motores.

"A carga aérea tem uma oportunidade única de liderar a indústria da aviação à medida que ela se move para cumprir as ambiciosas metas de emissões de carbono. A aviação não pode esperar para agir por uma década ou mais antes que novos tipos de aeronaves se tornem disponíveis", disse Dave Andrew, CEO da ASL Aviation Holdings, em comunicado reproduzido pelo pessoal da Aero Magazine.

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Segundo a ASL e a Universal Hydrogen, as rotas iniciais com o modelo a hidrogênio serão aquelas em que há mais demanda de combustível. Depois desses testes, as empresas devem buscar as certificações necessárias para expandir as operações cargueiras e, posteriormente, com passageiros. Isso deve, inclusive, aumentar a demanda por hidrogênio, algo que também deve estar no cálculo das empresas e do mercado em geral.

O turboélice ATR 72 é um dos mais usados do mundo para aviação regional e pode ser considerado o principal modelo com este tipo de propulsor no mercado. A Universal Hydrogen também desenvolve conversores para outros tipos de aeronaves, como jatos comerciais e carros voadores. 

Fonte: Aero Magazine, ASL