Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é um avião wide-body?

Por| Editado por Jones Oliveira | 01 de Junho de 2024 às 07h00

Link copiado!

Adi-sagi-TYCyce2fpoo/Unsplash
Adi-sagi-TYCyce2fpoo/Unsplash

Um avião wide-body ou wide-body aircraft é, em bom português, uma aeronave de fuselagem larga. E o que isso significa, exatamente? É isso o que o Canaltech vai explicar agora, de uma maneira bem simples de entender.

Para se enquadrar na categoria de avião wide-body a aeronave precisa atender a um requisito fundamental: ter dois corredores (ou duas coxias) com 7 ou mais assentos em cada uma das fileiras.

Os aviões wide-body também são costumeiramente mais utilizados em viagens longas, tanto por conta de seu tamanho avantajado, ideal para acomodar um número maior de passageiros, quanto pelo fato de possuir mais capacidade de armazenagem de carga.

Continua após a publicidade

Os aviões do tipo wide-body podem apresentar variações em suas configurações. As mais utilizadas pelas companhias são a 3-3-3, na qual cada uma das fileiras (esquerda, central e direita) conta com três assentos, e a 3-4-3, montagem na qual a fileira de bancos central é oferecida com quatro assentos.

Qual foi o 1º avião wide-body do mundo?

O 1º avião wide-body a ser utilizado no mundo foi um Boeing 747, que fez seu voo inaugural em fevereiro de 1969, dando o start a uma nova era na aviação mundial.

Posteriormente, outras fabricantes também resolveram levar aos céus aeronaves com maior capacidade de carga e de passageiros e, assim, incorporaram aos seus serviços aviões como o McDonnell Douglas DC-10, o Lockheed L-1011 Tristar e o Airbus A300, que utilizava a pouco comum especificação 2-4-2.

Os principais aviões wide-body do mundo

O Boeing 747 já não é mais fabricado, mas, nem por isso, a era dos aviões wide-body chegou ao fim. Muitos desses aviões seguem em operação pelas principais empresas do planeta.

Continua após a publicidade

Confira abaixo alguns dos principais aviões do mundo classificados como wide-body.

  • Airbus: Airbus 300, Airbus 310, Airbus 330, Airbus 340, Airbus 350 e Airbus 380;
  • Boeing: Boeing 747, Boeing 767, Boeing 777 e Boeing 787;
  • McDonnell Douglas: Douglas DC-10 e McDonnell Douglas MD-11;
  • Ilyushin: Ilyushin IL-86 e Ilyushin IL-96;
  • Lockheed: Lockheed L-1011 Tristar.