Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Boeing entrega último 747 e aposenta de vez o "jumbo"

Por| Editado por Jones Oliveira | 06 de Fevereiro de 2023 às 11h00

Link copiado!

Divulgação/ Boeing
Divulgação/ Boeing
Tudo sobre Boeing

A Boeing realizou a entrega do último 747 produzido na história. Trata-se do Boeing 747-8 em versão cargueira, adquirido pela Atlas Air. O evento foi organizado na fábrica de Everett, no estado norte-americano de Massachussets, e contou com a presença de funcionários, diretores e fornecedores.

Conhecido como "A Rainha dos Céus" ou "Jumbo", o Boeing 747 é um dos aviões mais importantes da história. Quando foi lançado, em 1967, ele mudou para sempre a aviação global, possibilitando que mais passageiros pudessem voar em distâncias cada vez maiores e em total segurança. Este foi o primeiro avião de fuselagem larga em todos os tempos, os chamados widebody.

"Este dia monumental é uma prova das gerações de funcionários da Boeing que deram vida ao avião que 'encolheu o mundo' e revolucionou as viagens e a carga aérea como o primeiro widebody", disse Stan Deal, presidente e CEO da divisão de aviões comerciais da Boeing.
Continua após a publicidade

Ao todo, foram produzidas 1.574 unidades do Boeing 747, nas mais diferentes versões. A mais importante e vendida de todas elas foi o 747-400, que, na época do seu lançamento, apresentava a melhor relação custo-benefício. Sua velocidade máxima é de até 917 km/h e o alcance de 13.450km, com a possibilidade de levar até 660 passageiros, dependendo da configuração interna.

No caso da última unidade entregue à Atlas Air, a versão adquirida foi o 747-8F, cargueira mais moderna da aeronave. Além de poder voar por longas distâncias, tem uma excelente capacidade de carga, com peso máximo de decolagem de 448 toneladas. O preço? US$ 387 milhões (R$ 1.9 bilhão).

Continua após a publicidade

No Brasil, a única empresa aérea que operou o Boeing 747 foi a já extinta Varig, realizando o último voo com essa aeronave há mais de 20 anos.

Quem fica no lugar do 747?

Na linha de aeronaves widebody da Boeing, quem assume o posto de maior avião é o Boeing 777. Ele é considerado por muitos especialistas como o melhor modelo à venda no mercado atualmente, sobretudo por conseguir reunir várias características necessárias para longas viagens aos custos operacionais mais vantajosos para o atual momento desse segmento.

O Boeing 777 está prestes a ganhar sua versão mais avançada, a 777X, que iniciará as operações em 2025.