Publicidade

Qual o voo comercial mais longo do Brasil?

Por| Editado por Jones Oliveira | 07 de Outubro de 2023 às 21h00

Link copiado!

The Pixelman/Pixabay/CC
The Pixelman/Pixabay/CC

O voo comercial mais longo do Brasil atualmente, feito sem escalas, é realizado pela companhia aérea Azul. Mas antes de a gente falar quanto ele dura e entre quais aeroportos é realizado, vale ressaltar que as as rotas aéreas vivem sofrendo alterações, seja por conta da demanda (maior ou menor) ou dos custos envolvidos nas operações.

Durante o auge da pandemia da covid-19, por exemplo, a malha aérea no Brasil passou por diversos ajustes, desde cancelamentos de rotas até mudanças de itinerários. Em um deles, o voo comercial mais longo do país, que era dividido entre Gol e Latam, foi parar nas mãos da Azul.

Continua após a publicidade

O voo comercial mais longo do Brasil

O voo comercial mais longo do Brasil é o que liga o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, interior de São Paulo, ao Aeroporto Internacional de Boa Vista, em Roraima, que fica a cerca de 3,5 quilômetros do centro da capital do estado.

A rota pertencente a Azul tem uma distância total de 3.227 quilômetros. Ela exige que o avião permaneça um total de 4 horas e 35 minutos no ar para completar o trajeto estabelecido pelo plano de voo. Tempo mais do que suficiente para usufruir da internet, principalmente se ela for cedida gratuitamente, como prevê um Projeto de Lei.

O voo que ligava Recife, em Pernambuco, a Porto Velho, em Rondônia, chegou a ocupar o posto de segundo voo comercial mais longo do Brasil, mas, hoje, é oferecido apenas com escalas, então foi retirado da lista.

Continua após a publicidade

O novo “vice-campeão” também tem origem no Aeroporto Internacional Gilberto Freyre, no Recife. A rota entre a capital pernambucana e o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, tem uma distância total de 2.963 quilômetros, percorrida por um avião da Azul em 4 horas e 16 minutos.

5 voos mais longos do Brasil

Listamos abaixo os 5 voos comerciais mais longos do Brasil em 2023. A Azul só não realiza um deles, o terceiro colocado da relação. Uma outra curiosidade diz respeito ao quarto e quinto voos mais longos do Brasil.

Continua após a publicidade

Apesar do quarto ter uma distância maior que o quinto, ele tem uma duração menor. Isso ocorre por conta do modelo do avião selecionado pela companhia aérea para realizar o voo.

Os 5 voos comerciais mais longos do Brasil (2023)
PosiçãoOrigemDestinoDistânciaDuraçãoEmpresa
Campinas (SP)Boa Vista (RR)3.227 km4h35minAzul
Recife (PE)Porto Alegre (RS)2.963 km4h16minAzul
Rio de Janeiro (RJ)Manaus (AM)2.847 km4h08minGol
Rio Largo (AL)Porto Alegre (RS)2.782 km3h44minAzul e Gol
Fernando de Noronha (PE)Rio de Janeiro (RJ)2.677 km3h59minAzul